AVALIAÇÃO DO COMANDO NACIONAL DE GREVE DA PRIMEIRA SEMANA DO MOVIMENTO

O Comando Nacional de Greve (CNG) encaminha aos comandos locais uma avaliação das atividades realizadas em Brasília na primeira semana do movimento
O Comando Nacional de Greve (CNG) encaminha aos comandos locais uma avaliação das atividades realizadas em Brasília na primeira semana do movimento

Da FASUBRA

O Comando Nacional de Greve (CNG) encaminha aos comandos locais uma avaliação das atividades realizadas em Brasília na primeira semana do movimento, desde sua instalação, ocorrida na sexta-feira, dia 15 de junho, com cerca de 35 pessoas, compreendendo a Direção Nacional da FASUBRA e 09 entidades de base. Foram instaladas no Comando Nacional de Greve quatro comissões que atuam diariamente no planejamento das atividades: Secretaria, Comunicação, Infraestrutura e Finanças. No dia 16 de junho, em reunião do CNG, foi realizada uma avaliação inicial de conjuntura, na qual foi ressaltada a necessidade de UNIDADE entra as forças políticas e intensa mobilização nas bases, para que a greve seja forte e efetiva, no sentido de quebrar a intransigência do governo e abrir o processo de negociação. Foi deliberado, ainda, que o recuo do governo na MP 568/12, suprimindo os artigos referentes à insalubridade e regulamentando a carreira dos médicos, foi uma primeira vitória do movimento grevista.

Nessa reunião, o Comando Nacional de Greve do SINASEFE participou como convidado para informar sobre a greve dos institutos federais, reforçando que só sairão do movimento grevista com o atendimento da pauta de reivindicações das duas categorias (docentes e técnico-administrativos). No dia 18 de junho as atividades se concentraram basicamente em reunião do comando e das comissões instaladas. No dia 19 de junho o CNG promoveu atividade no aeroporto de Brasília, procedendo à entrega de uma carta aberta aos parlamentares e à sociedade. A atividade foi prejudicada em virtude da participação dos parlamentares no Rio+20, no Rio de Janeiro. Na parte da tarde o Comando se dirigiu ao Congresso Nacional, onde foi entregue a carta aos assessores e alguns parlamentares que encontramos nos gabinetes. No final da tarde, retornamos e realizamos uma reunião do Comando para avaliar a atividade, que foi considerada muito positiva. No dia 20 de junho, o Comando se reuniu pela manhã. Na parte da tarde, foi realizado o ato unificado dos Comandos Nacionais de Greve do Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica (SINASEFE), do Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (ANDES-SN) e da Federação dos Sindicatos dos Trabalhadores das Universidades Públicas Brasileiras (FASUBRA), realizado no Plenário 10 da Câmara dos Deputados. A atividade foi bastante significativa, tendo como compromisso político a unificação e a mobilização conjunta no movimento de greve. Foi o lançamento simbólico da greve na educação, que criou a Coordenação Unificada dos Comandos de Greve do setor da educação.

Estiverem presentes no ato, além dos servidores federais, os deputados federais Paulo Rubem Santiago (PDT/PE) e Erika Kokay (PT/DF). O Comando Nacional de Greve avaliou a atividade como positiva, em que pese a ausência da grande maioria dos parlamentares em virtude da Rio+20 e da Cúpula dos Povos. Por esse motivo, o CNG considera importante a repetição do ato, quando os parlamentares estiverem em atividade no Congresso. O Comando sugeriu que essa atividade fosse trabalhada nos Comandos Locais de Greve. A ideia é construir atividades semelhantes à que ocorreu em Brasília, nas Assembleias Legislativas e Câmaras de Vereadores.

PARTICIPAÇÃO DA FASUBRA NA RIO+20

A FASUBRA esteve presente na Rio+20 e na Cúpula dos Povos com a presença de 3 coordenadores e um representante do Comando Nacional de Greve, o servidor técnico-administrativo Lotte, do SINTEST/ACRE. A chegada foi às 08 horas, juntamente com a delegação do SINTIFUB. Às 14 horas, em frente à Assembleia Legislativa, houve a concentração do movimento, com grande participação de entidades filiadas à FASUBRA e maciça participação estudantil. A greve frequentemente foi citada nos carros de som, contando com apoio total dos manifestantes presentes. O ato foi intenso, com parada completa do trânsito no Rio de Janeiro por onde a marcha passou, no caminho da Igreja da Candelária até a Cinelândia.

No dia 21, manhã e tarde, houve reunião do CNG, para avaliação do ato unificado e definição do calendário de greve da próxima semana. Já no dia 22, no período da manhã, foi realizado o seminário sobre a MP 568/12, onde foram apresentados os principais aspectos da Medida relacionados à carreira dos técnico-administrativos. Os membros da Comissão Nacional de Supervisão da Carreira da FASUBRA farão uma análise mais aprofundada sobre os impactos da MP na carreira. À tarde, as comissões se reuniram para encaminhar assuntos pertinentes a cada uma.

O CNG atenta para a necessidade de UNIDADE no movimento grevista dos técnico-administrativos, conclamando a superação de todas as divergências possíveis entre as forças políticas que compõem as bases da FASUBRA. Nesse contexto, o CNG convoca a todas as entidades de base para a mobilização e o envio de delegados para reforçar o Comando Nacional.









Sindicato dos Trabalhadores Técnico-Administrativos em Educação das
Instituições Federais de Ensino Superior do Estado de Goiás
© 2020 SINT-IFESgo. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por: RD Soluções
Wordpress Social Share Plugin powered by Ultimatelysocial

login

Enter your email and password and start exploding killer features
Boletim eletrônico

Cadastre-se e receba informações e notícias do SINT-IFESgo.