História

O Sindicato dos Trabalhadores Técnico-Administrativos em Educação das Instituições Federais de Ensino Superior do Estado de Goiás (SINT-IFESgo), criado em 03 de fevereiro de 1993, é uma entidade sem fins lucrativos e sem limite de duração para fins de união, defesa dos direitos e representação legal dos trabalhadores das IFESgo.
Nasceu da transformação da Associação dos Servidores da Universidade Federal de Goiás (ASUFEGO), fundada em 18 de agosto de 1973, indo até o final da década de 80. Na década de 90.
A ASUFEGO filiou-se a central única dos trabalhadores (CUT) transformou-se em Sindicato dos Trabalhadores da UFG (SINT-UFG) e realizou a primeira reforma de seus estatutos.
Os servidores técnico-administrativos da UFG têm o desempenho de suas funções definido no artigo 222 de seu Regimento Geral (UFG, 1972: 53): “O corpo administrativo é constituído de pessoal investido nos cargos e funções inerentes ao sistema administrativo da Universidade”.
A ASUFEGO nasceu atrelada à Reitoria da Universidade e ancorada no assistencialismo e clientelismo capitaneado pelo Estado militar, cuja ação predominante se assentava no atendimento médico, que era realizado na rede particular, subsidiado com recursos financeiros repassados pela Universidade. Já o atendimento odontológico a seus filiados utilizava os serviços instalados na Pró-Reitoria da Comunidade Universitária e na Faculdade de Odontologia da UFG.

Inicialmente, a ASUFEGO não tinha sua ação centrada somente na assistência, mas também no esporte e no lazer, que se concretizava em seu clube, como uma iniciativa da diretoria da entidade, financiada co recursos públicos, repassados pela universidade e/ou pelo Ministério de Educação e Cultura.

A idéia de criação de uma associação na UFG inseriu-se em um processo de organização de forças presentes no interior da universidade, nos meados da década de 60, quando um grupo de funcionários buscou formar uma cooperativa de consumo. Essa esperiência, considerada fracassada, constituiu-se em embrião da nova forma de organização desses trabalhadores, pois os participantes do movimento de criação da cooperativa iriam, mais tarde, compor a diretoria da ASUFEGO em mais de um mandato.

A ASUFEGO foi criada em um contexto em que os militares já haviam conseguido estabelecer o controle nas universidades.

O diretor do Departamento Pessoal da UFG encaminhou, no dia 3 de agosto de 1973, o ofício nº 01466 ao então reitor, solicitando a criação de uma associação de servidores da Universidade, e sugeria “a constituição de uma comissão com a finalidade de estruturar” a entidade. Em sua justificativa para criar a ASUFEGO, argumenta que “uma associação de servidores pode prestar serviços úteis, como trabalhar por melhor assistência médica, hospitalar, odontológica, farmacêitica, esportiva, de crédito, etc” (Informativo ASUFEGO, mar. 1980). A comissão foi “constituída pela portaria nº 00791, de 3 de agosto de 1973, assinada pelo (…) reitor prof. Farnese Dias Maciel Netto, (…) para procederam a estruturação de uma associação da Universidade Federal de Goiás” (Informativo ASUFEGO, abr. 1976).
A ASUFEGO foi criada pelos servidores técnico-administrativos, como entidade civil com estrutura administrativa composta de vinte cargos efetivos e 14 suplentes, todos ocupados, na primeira diretoria, por uma maioria absoluta de funcionários que exerciam cargos de primeiro e segundo escalões na direção da UFG.

Desde sua criação até 1980, as diretorias da ASUFEGO foram eleitas em assembléia geral, por aclamação, com pouca a participação da maioria dos associados.

Wordpress Social Share Plugin powered by Ultimatelysocial

login

Enter your email and password and start exploding killer features
Boletim eletrônico

Cadastre-se e receba informações e notícias do SINT-IFESgo.