Projeto de pesquisa na UFFRJ e inscrito na Plataforma Brasil tem foco na relação entre políticas públicas educacionais e os movimentos sociais do campo.
O livro Políticas Educacionais e Educação do Campo – das raízes às colheitas, publicado pela Nova Terra Editoria, conta com dois capítulos de Leonardo Cunha Borges, TAE, Doutor em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação – Contextos Contemporâneos e Demandas Populares (PPGEduc), da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), e exemplo da importância da qualificação acadêmica da categoria.
Leonardo teve seu projeto de pesquisa de doutorado aprovado pela Plataforma Brasil e passou à pesquisa de campo acompanhando as demandas dos movimentos sociais do campo no âmbito educacional. Nesta trajetória, ele participou de diversos eventos científicos, apresentou artigos e resumos expandidos, culminando na publicação do livro que aborda a importância de se aprender e ensinar em um ambiente rural.
O livro reflete sobre o ambiente escolar como espaço de transformação social e cultural, que tem o potencial de promover a valorização das identidades rurais, dos saberes tradicionais e da criatividade dos indivíduos, com vistas à construção de um futuro mais justo para as comunidades do campo.
Leonardo também possui Bacharelado em Administração pelo Centro Universitário do Triângulo (1999), Pós Graduação em Gestão Empresarial e Marketing pela Universidade de São Paulo (2001) e Mestrado (PPGEA) em Educação Agrícola pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (2020).
Ele é servidor no cargo de Administrador do Instituto Federal Goiano – Campus Catalão. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em mercadologia, gestão e avaliação de centros educativos e educação, é pesquisador institucional, atuou em auditorias internas, foi membro titular do Conselho Superior do IF Goiano e membro da Câmara Consultiva de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação no biênio 216 a 2018.
Sua trajetória como pesquisador passou pelos seguintes eixos: educação do campo, desigualdades sociais e políticas públicas educacionais. E ainda está cursando Graduação Bacharelado em Direito UNA! A categoria celebra as conquistas acadêmicas do colega e ressalta a importância da formação continuada dos TAE ao longo da carreira.
Parabéns, Leonardo Cunha Borges!








