SERVIDORES TAE DA UFG REPRESENTAM O SINT-IFESGO NA 5ª CNSTT

Dayse Mary da Silva e Manoel Henrique Ribeiro Castro estiveram em Brasília ao longo de quatro dias apresentando propostas de políticas públicas para a saúde de trabalhadoras e trabalhadores de todo o país.

Na última quinta-feira, 21 de agosto, encerrou-se a 5ª Conferência Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora (5ª CNSTT), iniciada no domingo, 17, sob o lema: Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora como Direito Humano.

A enfermeira do Hospital das Clínicas e diretora do Sint-IFESgo, Dayse Mary da Silva, e o administrador da Pró-Reitoria de Administração e Finanças da Universidade Federal de Goiás (UFG), Manoel Henrique Ribeiro Castro, representaram a categoria dos Técnicos-Administrativos em Educação (TAE) e o Sint-IFESgo no evento nacional que busca garantir o direito à saúde no ambiente laboral por meio da vigilância em saúde e do controle social.

A 5ª CNSTT se dedicou especialmente a analisar e propor soluções para o contexto pós-pandemia, com a crescente flexibilização e precarização das relações de trabalho. Buscou, por outro lado, abranger todas as formas de vínculo trabalhista, no campo e na cidade, considerando também a importância do vínculo com carteira assinada (CLT), além de abordar a realidade do Regime Jurídico Único (RJU), com análises e propostas ligadas ao cotidiano de trabalho dos servidores públicos.

Dayse Mary explicou o processo deliberativo da Conferência: “Estamos aqui para votar as propostas de cada eixo, que irão para o Conselho Nacional de Saúde, e podem se tornar políticas. Trabalhamos nos grupos de trabalho em torno das propostas e encerramos com uma plenária de definição, de manhã e à tarde.”

Dayse conta também um pouco do ambiente experienciado durante o evento, no qual frequentemente se ouvia a palavra de ordem ‘Sem Anistia’: “Estivemos com o senador Humberto Costa, o que dá uma esperança de que as solicitações possam ser transformadas em lei.

Segundo relato de Manoel Henrique Castro, entre os TAE crescem os “agravos e doenças relacionadas à saúde mental, por isso precisamos de uma política sólida: os desafios são grandes, mas a união de todos os trabalhadores, vale a luta!”

Portanto, seria preciso cuidar tanto da saúde ocupacional dos TAES, quanto de aspectos mais abrangentes da saúde do trabalhador. Para tanto, a 5ª CNSTT foi um importante espaço de elaboração e proposição de políticas públicas no qual o SINT-IFESgo se fez presente e atuante.

SINT-IFESgo: Experiência que Avança, Renovação que Transforma!
.
.
.
#TAE #Conferência #CNSTT #Trabalhador #Trabalhadora #Saúde #Justiça #SUS

Sindicato dos Trabalhadores Técnico-Administrativos em Educação das
Instituições Federais de Ensino Superior do Estado de Goiás

© 2025 SINT-IFESgo. Todos os direitos reservados

Wordpress Social Share Plugin powered by Ultimatelysocial

login

Enter your email and password and start exploding killer features
Boletim eletrônico

Cadastre-se e receba informações e notícias do SINT-IFESgo.