O último dia do VII Seminário dos Motoristas Oficiais das IFES, CEFET E IFs foi palco da Plenária Final e da elaboração de um Plano de Lutas da categoria. Dentre as diversas questões levantadas, algumas se destacam: a cobrança pela mobilização da categoria na busca por melhorias, como a vigência e rigor no cumprimento da Lei n°9327, que determina ao motorista a responsabilidade da condução de veículos oficiais, atribuição exclusiva do cargo; luta para a atualização dos valores defasados das diárias, que desde 2009 não é reajustado; maior participação dos sindicatos e da FASUBRA foi também requeridas no documento.
Outro ponto de destaque do plano de lutas do segmento é a criação de uma legislação específica, em âmbito nacional, para a categoria dos motoristas federais. A falta de clareza em certos aspectos da legislação vigente e a pouca movimentação para a tarefa de revisão da mesma motivaram a proposta.
O encontro serviu para o alinhamento e organização destes tipos de assunto, como ressalta o motorista da UNIRIO, Sidney Oliveira Rodrigues: “A gente só consegue uma atualização das nossas pautas, tanto da parte legal quanto das atividades rotineiras, em eventos como esse. Creio que ele foi de grande ajuda para os profissionais que aqui estiveram”.
Terceirização e Saúde e Segurança do Trabalhador
A problematização e discussão da terceirização da área de transportes nas IFES foram tratadas do seminário. Joselito Ferreira da Silva, integrante do Fórum Contra as Privatizações de Goiás, e os motoristas da UFMG, Arthur Valle e Waldir Martins, convidados a mediar o debate, esclarecerem dúvidas e pormenorizaram os pontos debatidos nessa temática. A nebulosa situação de crise país acabou também sendo citada, já que o governo, em exercício, não sinaliza nenhuma movimentação em referência à causa.
No aspecto saúde e segurança do trabalhador, a gestora do SIASS/UFG, Edinamar Aparecido Santos da Silva, esclareceu sobre os direitos e deveres dos trabalhadores em relação ao uso dos serviços que lhes são requeridos, além de detalhar a parte legal dos processos envolvidos no exercício da função. Edinamar Silva demonstrou, ainda, práticas para a ergonomia e melhoria da saúde do motorista.