UNIÃO EXIGE PROVA DE VIDA PARA PAGAR APOSENTADORIAS

União exige prova de vida para pagar aposentadorias
União exige prova de vida para pagar aposentadorias

Pensionistas de servidores também terão que ir ao banco onde recebem seus benefícios.

Brasília – 20.03.2012

Os servidores aposentados e pensionistas da União terão que comprovar que estão vivos para continuar recebendo seus benefícios. A secretária de Gestão Pública do Ministério do Planejamento, Ana Lúcia Amorim, informou ontem que serão enviadas cartas aos inativos para que façam prova de vida.

A União tem 522 mil aposentados e 400 mil pensionistas, sendo 93 mil inativos e 70 mil viúvas e filhos de servidores no Rio. Segundo Ana Lúcia, quem deixar de se apresentar poderá ter o pagamento suspenso. “Ainda estamos fechando o número de convocações, mas quem não comparecer terá o benefício cortado. A Previdência já faz isso com os aposentados. O objetivo é que ele confirme que não há nada de errado”, afirmou

As correspondências começam a ser enviadas ainda no primeiro semestre. Um decreto com regras será publicado no Diário Oficial. Os aposentados e pensionistas vão comprovar que estão vivos se apresentando aos bancos em que recebem os benefícios. O período será o mês de aniversário. Nos casos de servidores que não puderem ir às agências, serão marcadas visitas às casa deles para a comprovação que estão vivos.

Ana Lúcia Amorim informou ainda que será feita auditoria na folha de pagamento do Executivo. Serão avaliados 80% das verbas que compõem os salários dos servidores para avaliar se existe alguma fraude. “Identificamos que grande parte desse valor é coberto por um conjunto reduzido de rubricas”, explicou.

Aumento para Saúde e Educação

O secretário de Recursos Humanos do Ministério do Planejamento, Sérgio Mendonça, informou que servidores das áreas da Saúde e da Educação terão prioridade do governo federal em 2013 na concessão de reajustes salariais. Mas ele garantiu que a União não deixará de lado as outras categorias do funcionalismo público.

Mendonça ressaltou que este ano serão cumprido todos os reajustes dos acordos fechados com as categorias, mesmo o Congresso ainda não tendo provado os projetos que preveem os aumentos.

Já a secretária de Gestão Pública do ministério, Ana Lúcia Amorim, adiantou que será feita análise de todos os atestados médicos, perícias e licenças médicas de servidores federais que estão afastados.

O objetivo, segundo a secretária, é cruzar as informações para verificar se o tempo de afastamento e os atestados médicos emitidos são compatíveis com as doenças alegadas pelos servidores que não estão trabalhando.

Inativos por invalidez vão ter benefícios integrais

O Senado aprovou ontem, por unanimidade, em sessão extraordinária, a permissão para que os servidores públicos aposentados por invalidez recebam benefícios integrais. A iniciativa estava prevista na Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 5/2012.

Agora, será promulgada em sessão solene do Congresso, que vai ser marcada para os próximos dias, explicou a senadora Marta Suplicy (PT-SP). Ela presidiu os trabalhos ontem no Senado.

A PEC 5/2012 assegura ao servidor que tenha ingressado no serviço público até 31 de dezembro de 2003 o direito de se aposentar por invalidez com proventos integrais e garantia de paridade.

A PEC determina ainda que União, estados, Distrito Federal e municípios façam, no prazo de 180 dias da entrada em vigor da emenda, a revisão das aposentadorias e pensões concedidas a partir de 1º de janeiro de 2004.

Por Alessandra Horto

Fonte: O Dia Online – http://odia.ig.com.br

Foto: ABr

Sindicato dos Trabalhadores Técnico-Administrativos em Educação das
Instituições Federais de Ensino Superior do Estado de Goiás
© 2020 SINT-IFESgo. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por: RD Soluções
Wordpress Social Share Plugin powered by Ultimatelysocial

login

Enter your email and password and start exploding killer features
Boletim eletrônico

Cadastre-se e receba informações e notícias do SINT-IFESgo.