Servidoras e servidores TAE da UFG dialogam com candidatas em reuniões promovidas pelo Sint-IFESGO nesta segunda-feira (23). Sindicato apresenta protocolo de compromisso e ouve propostas das chapas 1 e 2 para as eleições à reitoria da UFG; temas como ponto eletrônico, saúde mental, valorização dos TAEs e fortalecimento do diálogo institucional foram debatidos.
O Sint-IFESGO promoveu, nesta segunda-feira (23), duas reuniões com as chapas candidatas à reitoria da Universidade Federal de Goiás (UFG), realizadas no auditório da sede administrativa do sindicato. Pela manhã, das 8h30 às 9h30, representantes da categoria técnica-administrativa dialogaram com Sandramara Chaves e Camila Caixeta, da Chapa 1 – UFG Atenta e Forte. À tarde, das 14h às 15h, o espaço foi destinado à Karla Emmanuela e Professor Eliomar Araújo, da Chapa 2 – UFG Agora com Você, também convidada para apresentar suas propostas e compromissos com as/os servidoras/es técnico-administrativos em educação (TAEs).
REUNIÃO COM A CHAPA 1 – UFG ATENTA E FORTE – PERÍODO DA MANHÃ
Durante a reunião com a Chapa 1, Sandramara e Camila destacaram a importância do fortalecimento da autonomia universitária, do combate ao assédio institucional, da valorização dos servidores e do diálogo contínuo com o sindicato. O Sint-IFESGO apresentou um protocolo de compromisso com propostas da categoria para o plano de gestão 2025–2029, abordando pautas como concursos públicos, manutenção dos turnos contínuos, políticas de pessoal e saúde do trabalhador.
A candidatura da Chapa 1 se comprometeu a:
– Ampliar a participação dos TAEs na gestão universitária;
– Defender o cumprimento dos acordos da greve, como a implementação das 30 horas para todos os técnicos;
– Elaborar mecanismos internos que garantam a capacitação, inclusive para mestrado e doutorado;
– Revisar contratos de trabalhadores terceirizados com vistas à flexibilização de carga horária;
– Ampliar a política de mobilidade institucional para diferentes cargos da carreira técnico-administrativa;
– Investir em saúde física e mental, infraestrutura e distribuição de EPIs para trabalhadores em áreas de risco;
– Reformular o contrato com a Ebserh, visando a recomposição do quadro de TAEs no HC.
Outro ponto central foi a implantação do ponto eletrônico na UFG. O sindicato manifestou preocupação com o possível esvaziamento das atividades sindicais e solicitou garantia de participação dos trabalhadores em assembleias e reuniões representativas, o que foi acolhido pelas candidatas.
As representantes da chapa também destacaram a necessidade de dimensionamento adequado da força de trabalho nas unidades acadêmicas e administrativas, valorização dos aposentados e ampliação dos editais de bolsas e projetos que contemplem os TAEs.
Ao final da reunião, Sandramara e Camila reforçaram a importância da consulta eleitoral e solicitaram o apoio da categoria para sua candidatura, reafirmando o compromisso com uma gestão participativa, atenta e comprometida com os direitos e conquistas dos servidores da universidade.
REUNIÃO COM CHAPA 2 – UFG AGORA COM VOCÊ – PERÍODO DA TARDE
No período da tarde, das 14h às 15h, o Sint-IFESGO recebeu a Chapa 2 – UFG Agora com Você, representada pelos professores Karla Emmanuela e Eliomar Araújo. A reunião teve como foco principal o diálogo com a categoria dos técnico-administrativos em educação (TAEs), no contexto do processo eleitoral para a reitoria da Universidade Federal de Goiás (UFG).
A candidatura apresentou propostas voltadas à valorização dos servidores, transparência na gestão e fortalecimento da democracia universitária. Karla e Eliomar destacaram a importância de construir uma universidade inclusiva, pública e de qualidade, em parceria com a comunidade acadêmica e os sindicatos. Agradeceram pela organização do evento e reforçaram o compromisso com uma gestão participativa e dialogada.
Durante o encontro, foi discutido o protocolo de compromissos apresentado pelo Sint-IFESGO, que contempla temas como autonomia universitária, políticas de pessoal, saúde do trabalhador, combate ao assédio, segurança institucional, valorização dos aposentados, inclusão, acessibilidade e relação com os sindicatos. A Chapa 2 acolheu o documento, comprometendo-se a incorporar as pautas da categoria ao seu plano de gestão para o quadriênio 2025–2029.
Entre os principais pontos apresentados pela chapa, destacam-se:
– Garantir a autonomia didática, científica, administrativa, orçamentária e financeira da UFG;
– Ampliar a presença de servidores técnico-administrativos em cargos de gestão e fortalecer a gestão democrática;
– Reformular a estrutura da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas para contemplar o trabalhador em todas as suas dimensões;
– Elaborar planos de capacitação com participação sindical e mecanismos para redistribuição de técnico-administrativos entre as IFES de Goiás;
– Retomar os exames periódicos e ações preventivas em saúde da/o trabalhadora/trabalhador;
– Fortalecer a política de combate ao assédio e à discriminação e adotar medidas de segurança institucional;
– Ampliar o acolhimento aos aposentados e criar um canal de denúncias sobre o descumprimento de leis de inclusão e acessibilidade;
– Avaliar alternativas para implementação do ponto eletrônico que respeitem o direito de greve e participação em assembleias.
Além disso, os candidatos apresentaram propostas específicas para as/os TAEs, como:
– Implementação de um “enxoval” básico para novos servidores (mesa, cadeira, computador e armário), além de avaliação da infraestrutura atual;
– Revisão e fortalecimento da política de desenvolvimento de pessoas, com oportunidades para mestrado e doutorado;
– Melhoria da comunicação sobre recursos e sistemas disponíveis, como o SEINFRA;
– Mapeamento das necessidades de capacitação e requalificação dos servidores;
– Fortalecimento do SIASS e aquisição de equipamentos para medição ambiental, com vistas ao pagamento de adicionais ocupacionais;
– Decodificação de relatórios financeiros para promover mais transparência na gestão universitária.
A questão do ponto eletrônico foi amplamente debatida. A chapa reafirmou sua disposição para o diálogo com as/os trabalhadoras/es e o sindicato, buscando soluções que respeitem a realidade acadêmica e a organização sindical. Karla e Eliomar defenderam uma postura de escuta e articulação permanente com os TAEs, enfatizando que as decisões judiciais podem ser discutidas no âmbito institucional, sempre considerando a autonomia universitária.
Por fim, os candidatos convidaram a categoria a participar ativamente do processo eleitoral, reforçando que o voto consciente é fundamental para consolidar um projeto de universidade pública, democrática, transparente e comprometida com as/os trabalhadoras/es.
PARTICIPE DA CONSULTA E FORTALEÇA A DEMOCRACIA NA UFG
O Sint-IFESGO reafirma seu papel como espaço democrático de escuta e diálogo entre a categoria e as candidaturas, e seguirá promovendo momentos como este durante todo o processo de consulta à reitoria da UFG. A consulta para a escolha da próxima reitoria da UFG é um momento decisivo para o futuro da universidade — e a sua voz faz a diferença!
Acompanhe as propostas, cobre compromissos e participe da votação, que inicia amanhã a partir das 8h00, no SIGEleição, e segue virtualmente sem interrupção até às 21h00 do dia 25 de junho. Para aquelas/es que não possuem acesso ao SIGEleição, como aposentados, haverá votação presencial, em horário comercial, das 8h00 às 18h00, nos seguintes locais
– Auditório da Sede Administrativa do Sint-IFESGO (5ª Avenida, 1213 – Setor Leste Universitário);
– Recepção da Adufg Sindicato (9ª Avenida, 193- Setor Leste Vila Nova);
– Hall da Reitoria UFG (Avenida Esperança,s/nº – Campus Samambaia, Prédio da Reitoria).
Participe e fortaleça a democracia na UFG! Mais do que um direito, é um dever de quem constrói a UFG todos os dias com trabalho, dedicação e luta por uma universidade pública, gratuita e de qualidade.
#sintifesgo #ctbfasubra #TAE #ConsultaÀComunidadeAcadêmicaUFG #COCUFG2025 #Canditaduras #Chapa1UFGAtentaEForte #Chapa2UFGAgoraComVocê #EleiçõesReitorais #UFG







