SERVIDORES PROTAGONIZAM MAIS UM FORTE DIA NACIONAL DE LUTA

Greve aumenta e a pressão do ?Negocia, Dilma? toma conta do Brasil. Entidades vão ao STF contra substuição de grevistas
Greve aumenta e a pressão do ?Negocia, Dilma? toma conta do Brasil. Entidades vão ao STF contra substuição de grevistas

Da Condsef

A unidade dos servidores federais tem tornado cada vez mais difícil para o governo ignorar as reivindicações urgentes do funcionalismo público. Nesta quinta-feira, a categoria deu mais uma mostra da força do movimento protagonizando outro forte Dia Nacional de Luta. Em todas as capitais do país houve manifestação de servidores, a maioria a quase dois meses em greve. O grito de “Negocia, Dilma” vem ganhando as ruas e cada vez mais adeptos. Nos últimos dias novas categorias, como a dos policiais federais e fiscais agropecuários, decretaram paralisação de atividades. Caso o governo continue sem apresentar uma proposta capaz de atender ao conjunto do funciolalismo, a tendência é de que a greve geral – uma dos maiores da história de luta dos servidores – continue a crescer em todo o Brasil. Hoje, além das marchas que levaram milhares de servidores às ruas em capitais como Rio de Janeiro, Aracaju, Fortaleza, Goiânia, Belo Horizonte, Porto Alegre, Manaus, Florianópolis, Salvador – para citar apenas algumas – servidores do Distrito Federal realizaram ato que marcou também a entrada no Supremo Tribunal Federal (STF) de uma Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADIN) contra o Decreto 7.777/12 que permite a subsituição de servidores grevistas (confira aqui a ação).

Nos próximos dias, as entidades que representam os servidores que conduzem esse movimento legítimo de greve vão também à OIT (Organização Internacional do Trabalho) denunciar práticas antisindicais que vêm sendo adotadas pelo governo da presidenta Dilma Rousseff. Além disso, as entidades já protocolaram um pedido de reunião com deputados da Frente Parlamentar em Defesa do Serviço Público. O encontro deve acontecer na semana do “Acampamento da Greve”. O objetivo é buscar ações que possam intermediar e destravar as negociações pelo atendimento das demandas mais urgentes do serviço público.

O Dia Nacional de Luta dessa quinta é um aquecimento para a próxima semana que promete ser decisiva na luta dos servidores. Entre os dias 13 e 17 o Ministério do Planejamento informou que pretende apresentar respostas do governo à pauta de reivindicações dos servidores. A expectativa é de que, finalmente, sejam apresentadas propostas capazes de resolver os conflitos instalados. Para dar força ao movimento e pressionar o governo as entidades preparam a reedição do “Acampamento da Greve”.

Acampamento e marcha para pressionar o governo – O acampamento vai reunir na próxima semana, em Brasília, representantes dos servidores em greve de todo o Brasil. No dia 15, próxima quarta, os servidores protagonizam mais uma grande marcha na Esplanada dos Ministérios. Todas as atividades e os esforços seguem sendo feitos na expectativa de que o governo traga para a negociação uma proposta capaz de atender as reivindicações do conjunto dos federais. Para isso a mobilização deve ser reforçada e a pressão da categoria por respostas do governo às principais reivindicações do setor público deve ser intensificada.

A orientação da Condsef e do Comando Nacional de Greve continua sendo o de reforçar a mobilização e a greve nos estados. Orientamos também aos companheiros que ainda não aderiram à greve, a participar das atividades ligadas ao movimento de paralisação, especialmente durante a próxima semana que poderá ser decisiva para a categoria. As ações de mobilização e novas informações sobre o processo de negociações com o governo seguem sendo divulgadas aqui em nossa página. Fotos do movimento em todo o Brasil você acompanha sempre em nossa página institucional no Facebook. Confira também o quadro atualizado da greve clicando no banner “AGORA É GREVE” aqui no site.





Sindicato dos Trabalhadores Técnico-Administrativos em Educação das
Instituições Federais de Ensino Superior do Estado de Goiás
© 2020 SINT-IFESgo. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por: RD Soluções
Wordpress Social Share Plugin powered by Ultimatelysocial

login

Enter your email and password and start exploding killer features
Boletim eletrônico

Cadastre-se e receba informações e notícias do SINT-IFESgo.