SINDICATO COBRA DA UFG CUMPRIMENTO DO MANDADO DE INJUNÇÃO DA APOSENTADORIA ESPECIAL

Sindicato cobra da UFG cumprimento do Mandado de Injunção da Aposentadoria Especial
Sindicato cobra da UFG cumprimento do Mandado de Injunção da Aposentadoria Especial

No dia 17 de setembro de 2009 o SINT-IFESgo deu inicio as comemorações pela conquista no Supremo Tribunal Federal do Mandado de Injunção que garantiu o direito aos filiados do Sindicato poderem usufruir da aposentadoria especial ou reversão do tempo laborado em áreas insalubres em tempo para aposentadoria. Tais comemorações foram interrompidas pelo não cumprimento da sentença pela UFG.

Mais de dois anos se passaram e a categoria continua aguardando que a UFG rompa com os entraveis burocráticos para fazer a comemoração final, com o inicio da concessão do benefício aos que tem direito. Dispostos a colocar um fim nesta situação a diretoria do Sindicato solicitou uma reunião com a Administração Superior, exigindo que estivesse nesta reunião além da Reitoria, a PRODIRH, a PROCOM, o DP e a Junta Médica.

No último dia 09 de fevereiro dirigentes do Sindicato, juntamente com a assessoria jurídica, foram recebidos pelo Vice Reitor, Prof. Eriberto Bevilaqua, pelo Pró-Reitor de Desenvolvimento Institucional e Recursos Humanos, Prof. Jeblin Abraão, pelo assessor da PROCOM, Prof. Walter Celestino, pelo Procurador Chefe da AGU na UFG, Dr. Everaldo, pelo Chefe de Gabinete, Júlio Prates e pelas Drªs. Naira e Claúdia, da Junta Médica da UFG. Na oportunidade as Médicas da Junta da UFG convidaram para a reunião a Médica Perita do Ministério da Saúde, responsável pela aplicação do Mandado de Injunção conquistas pelos trabalhadores daquele Ministério em Goiás.

Não mais disposto a esperar para ver o cumprimento da sentença a reunião acabou por  transcorrer em um clima bastante tenso, propiciado pela exigência da diretoria de Sindicato para solução imediata dos entraves por parte da UFG.

Após mais de uma hora de reunião, de muita argumentação, a Reitoria assume para si a responsabilidade e convida a Médica Perita do Ministério da Saúde, que deu boas contribuições para solução do problema, para auxiliar na implementação do benefício também na UFG e marca reunião de trabalho com a Perita para o próximo dia 13, na PROCOM, para as providências necessárias para o inicio do trabalho.

Apesar da tensão da reunião o Sindicato avaliou que a reunião foi bastante produtiva e espera que finalmente a UFG adote medidas urgentes para que seja iniciada imediatamente a concessão dos benefícios a mais de duzentos processos já protocolados e que aguardam por conclusão.

Aproveitando a reunião o Sindicato cobra providências também para implementação do exame periódico dos trabalhadores da UFG e dos Institutos Federais, já que a Universidade assinou parceria para a realização dos exames destas Instituições.

Outra pendência colocada à mesa pelo Sindicato foi a necessidade de medidas urgentes para assinatura do aditivo do contrato com o Ipasgo cuja solução já foi acordada entre o Ipasgo, a UFG e o SINT-IFES em dezembro de 2011.

Na oportunidade a Reitoria informa ao Sindicato que a Universidade de Santa Maria recebeu a determinação do Mnistério do Planejamento para retornar o enquadramento dos aposentados a sintuação do enquadramento de 2005. Questionados fomos informados que na UFG ainda não há nenhuma determinação neste sentido, somente a pressão estabelecida ainda no inicio do reenquadramento feito pela UFG e a auditoria feita posteriormente.

Logo após a reunião o SINT-IFES fez contato com a Presidente da Adufg, Prof. Rosana, para informá-los da reunião com a Reitoria e solicitar apoio já que esta é uma bandeira de interesse mutuo das categorias.

Sindicato dos Trabalhadores Técnico-Administrativos em Educação das
Instituições Federais de Ensino Superior do Estado de Goiás

© 2025 SINT-IFESgo. Todos os direitos reservados

Wordpress Social Share Plugin powered by Ultimatelysocial

login

Enter your email and password and start exploding killer features
Boletim eletrônico

Cadastre-se e receba informações e notícias do SINT-IFESgo.