GREVE, FÓRUM SOCIAL MUNDIAL E LEON ECHIALAR

Compilado de notícias trata do indicativo para paralisação de 2014 de alternativas no campo cultural
Compilado de notícias trata do indicativo para paralisação de 2014 de alternativas no campo cultural

#clippingsemanal – Todo começo de ano, nos deparamos com as mesmas notícias.  Jornais, noticiários e muitos jornalistas se satisfazem em falar dos acidentes e do engarrafamento nas estradas, dos biquínis para o verão e agora, do grave acidente de Anderson Silva. A necessidade de tratar dessas temáticas existe, porém nada justifica a abordagem exaustiva. Considerando o aspecto ideológico em se falar do mesmo sempre, o site do SINT-IFESgo preparou um compilado diferente de notícias. Trataremos das questões sindicais e de iniciativas sociais importantes. Adentraremos também ao campo da cultura, afinal  o que lemos e ouvimos é parte do fazer político e podem colaborar com a luta que os técnico-administrativos travam diariamente. Esperamos que vocês gostem, caso tenham alguma sugestão, nosso e-mail para contato é imprensa@sint-ifesgo.org.br .

Iniciemos. No site da Fasubra, os trabalhadores saberão mais sobre a greve de 2014. Na plenária ocorrida em dezembro, aprovou-se o indicativo de greve. A data para deflagrar a paralisação será definida nos dias 8 e 9 de fevereiro, em uma nova plenária (veja mais em http://www.fasubra.org.br/index.php/fasubra/484-plenaria-aprova-indicativo-de-greve). É importante que os técnicos-administrativos estejam atentos ao calendário. 2014 será um ano importante e os meses de janeiro e fevereiro, fundamentais para a mobilização. No portal da CTB, na seção internacional, outro assunto pertinente, a realização do Fórum Social Mundial, importante encontro de movimentos sociais, entidades e coletivos contra-hegemônicos. Esse ano o Fórum acontece em Porto Alegre, de 21 a 26 de janeiro. Vale a pena participar.

Para estimular o desejo por mudança, nada melhor do que ler o artigo de Leonardo Sakamoto, publicado hoje na uol. Dominar e ter consciência no uso de ferramentas tecnológicas de comunicação é necessário. Para não ficar só na bronca e na vertente heavyuser*, o site que sugerimos é o porvir. Inúmeros cursos e reflexões sobre educação são publicadas na página, destacamos aqui a matéria sobre Paulo Freire (http://porvir.org/porpensar/paulo-freire-simplicidade-ainda-inova/20140102). Por fim, nossas dicas no campo cultural contemplam a música e o jornalismo. No site de Dafne Souza, encontramos uma lista com os 35 mais importantes discos brasileiros de 2013. No Passa Palavra, uma frase do jornalista Lion Echalar nos leva a um conto e ao humor engajado, que não provoca risos por meio do preconceito e do desrespeito.   

* Utilizado para caracterizar pessoas que são ”super usuários de internet” (que dedicam grande parte do seu tempo diário a longas navegações).Esta pessoa tem geralmente muita facilidade em trabalhar com novas tecnologias. Às vezes trabalhando com desenvolvimento de sites como os web designers, designer  programadores e até mesmo entusiastas (consultoriaweb.org.br).

 

Sindicato dos Trabalhadores Técnico-Administrativos em Educação das
Instituições Federais de Ensino Superior do Estado de Goiás
© 2020 SINT-IFESgo. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por: RD Soluções
Wordpress Social Share Plugin powered by Ultimatelysocial

login

Enter your email and password and start exploding killer features
Boletim eletrônico

Cadastre-se e receba informações e notícias do SINT-IFESgo.