Fonte: Página do HC – www.hc.ufg.br
29/09/2010
SÁBADO RECREATIVO PARA CRIANÇAS E AOLECENTES DO CLUBE DA LIGUINHA
Crianças e pais participaram de atividades recreativas e educativas no último sábado, dia 25, no Clube do SINT-IFESgo, preparadas por equipe de profissionais e acadêmicos da UFG, em incentivo à prática de hábitos saudáveis.
No último sábado, dia 25 de setembro, cerca de quarenta crianças e adolescentes que participam do Clube da Liguinha – projeto da Liga de Hipertensão Arterial (LHA) do HC que realiza acompanhamento com pais, crianças e adolescentes com o objetivo de prevenir os fatores de risco cardiovasculares – estiveram reunidas na sede social do clube do Sindicato das Instituições Federais de Ensino – Regional Goiás (SINT-IFESgo) para um dia de atividades recreativas.
O encontro teve o objetivo de proporcionar às crianças e adolescentes momentos de lazer e rodas de conversa a respeito dos cuidados para uma boa saúde. O dia com sol radiante e altas temperaturas foram um atrativo a mais para as crianças se divertirem com banhos de piscina, gincanas e um delicioso almoço preparado pelos pais com alimentos saudáveis.
A coordenadora do projeto do Clube da Liguinha, enfermeira Marta Valéria Calatayd, diz que o principal objetivo desses encontros é sair com as crianças do ambiente de consultório para um ambiente informal, onde elas são incentivadas e aprendem sobre a importância das atividades físicas e da alimentação saudável desde a infância.
Programação – Além dos profissionais da LHA, organizaram o encontro acadêmicas dos cursos de Nutrição, Musicoterapia e Enfermagem da UFG. Ao chegarem ao clube, as crianças foram reunidas em roda para participarem de uma atividade de integração preparada pela acadêmica do curso de Musicoterapia, Sara Marques Melo. “Aplicamos a técnica de Musicoterapia nas atividades com as crianças. Dessa forma, procurei trabalhar as letras das músicas com nomes de verduras, frutas e que falam sobre a importância do consumo de muita água e pouco sal”, explica.
Na piscina, as crianças e adolescentes foram divididos em dois grupos – o grupo das bandanas amarelas e o das bandanas azuis – para brincarem na gincana de verduras, preparada pelas acadêmicas do curso de Nutrição da UFG, Raíssa Moraes Leite e Gabriella Batista Trani. “A gincana nos possibilita saber o grau de conhecimento das crianças em relação às verduras e frutas e apresentar novos alimentos a elas”, destaca Raíssa.
O educador físico Jovino Oliveira Ferreira também buscou resgatar brincadeiras tradicionais com as crianças, como pular corda e jogo de bete. “Essas brincadeiras são importantes para tirá-las do individualismo, uma vez que são atividades realizadas em grupo, e do sedentarismo, decorrente das brincadeiras eletrônicas”, ressalta.
Participação – As mães das crianças e adolescentes também colaboram e participam dos encontros do Clube da Liguinha, realizados a cada dois meses. Uma delas, Josivane Sousa Miranda, diz que há quatro anos participa junto com o filho, Lucas Sousa Miranda, 14 anos, dos encontros. “Acho importante esse tipo de atividade para a interação entre as crianças, além de ser uma oportunidade para elas terem um dia de lazer, porque muitos pais não têm condições de levar seus filhos para passarem o dia em um clube”, avalia.
Para Islene Neves Filgueira, mãe de Rafael Neves de Souza, 7 anos, este é o segundo encontro de que ela participa. Ela diz que gostou muito do primeiro, por isso desta vez trouxe também os outros dois filhos – Jeferson e Jackson Neves de Souza, 10 e 11 anos, respectivamente.
Para mostrar que conhece as verduras e frutas, Rafael diz que gosta muito de melancia e de cenoura. E, quando perguntado sobre o que mais gosta do encontro do Clube da Liguinha, ele responde, sem dúvidas: “Da piscina”.
Fonte: Ascom/HC-UFG