RETROCESSO: PROJETO QUE RETIRA CONTROLE DA PETROBRAS SOBRE O PRÉ-SAL É APROVADO PELA CÂMARA

RETROCESSO: PROJETO QUE RETIRA CONTROLE DA PETROBRAS SOBRE O PRÉ-SAL É APROVADO PELA CÂMARA
RETROCESSO: PROJETO QUE RETIRA CONTROLE DA PETROBRAS SOBRE O PRÉ-SAL É APROVADO PELA CÂMARA

O Brasil está prestes a perder o controle sobre a política petrolífera e a administração direta da Petrobras. Em votação nominal, por 292 votos a 101,  o Plenário da Câmara dos Deputados acaba de aprovar o PL 4567/16 que desobriga a Petrobras de ser a operadora única de todos os blocos de exploração do pré-sal no regime de partilha de produção. A aprovação da proposta abre caminho para privatização da estatal e ocasionará perdas irreparáveis à arrecadação da União.

A Lei 12.351/10 institui o regime de partilha obriga a participação da Petrobras como operadora em todos os consórcios de exploração de blocos licitados na área do pré-sal com um mínimo de 30%. Como operadora, a companhia é responsável pela condução da execução direta ou indireta de todas as atividades de exploração, avaliação, desenvolvimento, produção e desativação das instalações. Se o PL 4567 passar, o País perderá a autonomia sobre o pré-sal, última reserva de grande porte em termos de petróleo no mundo.

Parlamentares de partidos da oposição tentaram, mas o Plenário rejeitou, na tarde desta terça-feira (5), os dois requerimentos apresentados, solicitando a retirada do projeto entreguista do senador José Serra (PSDB-SP) do processo de votação. Os documentos pediam a votação das emendas uma a uma e do texto do projeto do Senado artigo por artigo.

 

Fonte: Portal CTB

 

Posição do SINT-IFESgo:

 

PETROBRAS: 30 TRILHÕES ESTAVAM EM JOGO
292 entreguistas contra 101 nacionalistas
(veja abaixo a lista os vendilhões da Pátria) e os poucos deputados com alguma dignidade e amor ao país e a seu povo que foram contrário a aprovação do PL4567/16 e esta barbárie.

O povo brasileiro sofreu mais um duro golpe nesta quarta-feira, quando a Câmara dos Deputados Federais aprovou o PL 4567/16, que entrega a operação do Pré-Sal às multinacionais.

Além de um crime contra a soberania, o que aconteceu hoje em Brasília é o primeiro passo para acabar com o regime de partilha, que conquistamos a duras penas para que o Estado pudesse utilizar os recursos do petróleo em benefício da população.
Entregar o Pré-Sal às multinacionais significará menos recursos para a saúde e a educação e o fim da política de conteúdo nacional, que gera empregos, renda e tecnologia para o nosso país.
É o pagamento ao impeachment da Dilma, que foi articulado em comum acordo com os interesses dos setores empresariais e de mídia, que nunca admitiram que a exploração do Pré-Sal fosse uma prerrogativa do Estado brasileiro.

Veja como votaram os deputados de Goiás:
Flávia Morais GO Não
Daniel Vilela GO Sim
Pedro Chaves GO Sim
Sandes Júnior GO Sim
Marcos Abrão GO Sim
Delegado Waldir GO Sim
João Campos GO Sim
Thiago Peixoto GO Sim
Célio Silveira GO Sim
Fábio Sousa GO Sim
Rubens Otoni GO Não
Alexandre Baldy GO Sim
Lucas Vergilio GO Sim

 

 

 

Sindicato dos Trabalhadores Técnico-Administrativos em Educação das
Instituições Federais de Ensino Superior do Estado de Goiás
© 2020 SINT-IFESgo. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por: RD Soluções
Wordpress Social Share Plugin powered by Ultimatelysocial

login

Enter your email and password and start exploding killer features
Boletim eletrônico

Cadastre-se e receba informações e notícias do SINT-IFESgo.