IF GOIANO PARTICIPA DE LANÇAMENTO DE AÇÃO PARA MAIS INVESTIMENTOS EM EDUCAÇÃO

IF Goiano participa de lançamento de ação para mais investimentos em Educação
IF Goiano participa de lançamento de ação para mais investimentos em Educação

terça-feira, 16 de abril de 2013

O Instituto Federal Goiano (IF Goiano) participou, na terça-feira, 16, do lançamento oficial do Movimento Goiano para aplicação de 100% dos royalties do petróleo na educação. O evento foi realizado no auditório da Faculdade de Direito da Universidade Federal de Goiás (UFG) e reuniu os reitores das três Instituições de Ensino Federal do Estado, além de deputados, líderes classistas e estudantis, estudantes e servidores das entidades envolvidas.

O Movimento tem como objetivo fortalecer a pressão sobre o Governo, para que os royalties, ou seja, o percentual do lucro obtido pelas empresas que exploram petróleo e pagos ao Estado, sejam investidos em sua totalidade na Educação.

Coordenador do Sindicato dos Trabalhadores Técnico-Administrativos em Educação das Instituições Federais de Ensino Superior do Estado de Goiás (Sint-Ifes GO), e uma das lideranças do Movimento, João Pires afirmou, durante a abertura do evento, que as discussões e ações serão realizadas independentes do valor percentual que os royalties representam dentro da meta contida no Plano Nacional de Educação (PNE).

Nesse sentido, o reitor do IF Goiano, Vicente de Almeida, destacou que, ainda que o valor dos royalties seja baixo, esse investimento somará às metas e ações do governo para garantia da qualidade da Educação brasileira. Como estratégia de ação, Vicente propôs a divulgação do Movimento no interior do Estado, por meio dos câmpus da Instituição.

Em outro ponto apresentado em relação à necessidade de investimentos em Educação, os reitores da UFG, Edward Madureira Brasil, e do Instituto Federal de Goiás (IFG), Paulo César Pereira, referiram-se à dificuldade de se formar professores, uma vez que os cursos de licenciaturas estão sendo cada vez menos procurados. “Quando falamos em 10% do PIB para a Educação, estamos pensando também na valorização do professor”, diz Edward.

Após a cerimônia de lançamento, representantes do Movimento seguiram para Brasília para acompanhar a votação do relatório final da Comissão Especial que analisa a Medida Provisória 592/12, que vincula receitas do petróleo à educação.

 

Assessoria-Geral de Comunicação Social e Eventos

Fonte: http://www.ifgoiano.edu.br

Foto: IF Goiano

Sindicato dos Trabalhadores Técnico-Administrativos em Educação das
Instituições Federais de Ensino Superior do Estado de Goiás
© 2020 SINT-IFESgo. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por: RD Soluções
Wordpress Social Share Plugin powered by Ultimatelysocial

login

Enter your email and password and start exploding killer features
Boletim eletrônico

Cadastre-se e receba informações e notícias do SINT-IFESgo.