A Diretoria do Sindicato dos Trabalhadores Técnico-administrativos das Instituições Federais de Ensino no Estado de Goiás – Sint-IFESGO, publiciza sua solicitação à administração superior da UFG para que, em caráter excepcional, conforme prevê o edital de convocação, prorrogue o prazo de eleição para dos novos membros da Comissão Interna de Supervisão da Carreira – CIS/UFG – 2023, e disponibilize uma(s) urna(s) presencial (ais) para que o eleitores que foram impedidos de votar pelo sistema possam fazê-lo nesta semana.
Durante o período de votação eletrônica, foram identificados alguns problemas no sistema SIGELEIÇÃO que causou transtornos e dificuldades para diversos servidores ativos e aposentados, seja em função de não serem usuários cotidianos dos sistemas da UFG, seja em razão de, por estarem aposentados há muitos anos, alguns servidores não estavam inseridos no sistema de acesso à eleição, ou tiveram dificuldades para acessar o sistema. Sistema que foi adquirido por um valor considerável da Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN, em detrimento do reconhecimento da competência técnica dos trabalhadores do CERCOMP/UFG para criação de um sistema próprio e sob medida para nossa realidade e necessidades. Por esta razão foram necessárias diversas adaptações de alto custo nos sistemas SIGAA para que atendesse às demandas da UFG.
Identificamos que vários servidores da ativa, principalmente aqueles que não são usuários cotidianos dos sistemas da UFG como os servidores do HC, também não conseguiram votar, dada a complexidade de acesso ao sistema de votação e/ou em função de não conseguirem recuperar sua senha.
Aproveitamos a oportunidade para hipotecar nossa total confiança na Comissão Eleitoral, bem como o reconhecimento da competência, do conhecimento e urbanidade de seus componentes e, ainda, na lisura do processo eleitoral via sistema eletrônico da UFG.
Reconhecemos o esforço da Comissão Eleitoral, ao prorrogar o prazo de votação até sexta-feira, 10 de novembro. Entretanto, com apenas dois dias a mais, foi humanamente impossível contatar todos os servidores que não conseguiram votar para orientá-los, e até mesmo apoiá-los no processo de cadastramento de suas senhas no sistema da UFG.
O Sint-IFESGO coloca sua estrutura administrativa e de pessoal à disposição da comissão eleitoral para dar todo o suporte necessário para que todos os eleitores tenham condições de exercer seu direito de votar.
Diretoria do Sint-IFESGO