MATRÍCULA DO SISU ESTÁ SUSPENSA NAS UNIVERSIDADES E INSTITUTOS FEDERAIS, DIZ SINDICATO

O processo foi suspenso por decisão do Comando de Greve da Federação dos Sindicatos dos Trabalhadores das Universidades Públicas Brasileiras (FASUBRA)
O processo foi suspenso por decisão do Comando de Greve da Federação dos Sindicatos dos Trabalhadores das Universidades Públicas Brasileiras (FASUBRA)

Diário da Manhã via Agência Brasil

Matrícula do Sisu está suspensa nas universidades e institutos federais, diz sindicato

Texto por Agência Brasil Enviado por juliannaadornelas – 29/06/2012

Os es­tu­dantes apro­vados em 48 ins­ti­tui­ções fe­de­rais de en­sino su­pe­rior que par­ti­ci­param do Sis­tema de Se­leção Uni­fi­cada (Sisu) não po­derão fazer a ma­trí­cula, que es­tava mar­cada para co­meçar hoje (29). O pro­cesso foi sus­penso por de­cisão do co­mando de greve da Fe­de­ração dos Sin­di­catos dos Tra­ba­lha­dores das Uni­ver­si­dades Pú­blicas Bra­si­leiras (Fa­subra). A en­ti­dade re­pre­senta os ser­vi­dores das uni­ver­si­dades e ins­ti­tutos fe­de­rais, que estão em greve desde o dia 11 deste mês.

De acordo com a co­or­de­na­dora-geral da en­ti­dade, Ja­nine Tei­xeira, os téc­nicos ad­mi­nis­tra­tivos de todas as uni­ver­si­dades fe­de­rais e ins­ti­tutos fe­de­rais de edu­cação pro­fis­si­onal ade­riram à pa­ra­li­sação. Por isso, a ma­trí­cula de­verá ser sus­pensa nessas ins­ti­tui­ções – são 48 entre as 56 que par­ti­ci­param desta edição do Sisu. As ou­tras são in­si­tui­ções es­ta­duais.

O sis­tema foi criado pelo Mi­nis­tério da Edu­cação (MEC) para uni­ficar a oferta de vagas em uni­ver­si­dades pú­blicas, que são dis­pu­tadas pelos es­tu­dantes a partir da nota ob­tida no Exame Na­ci­onal do En­sino Médio (Enem). Nesta edição, 642 mil can­di­datos par­ti­ci­param da dis­puta de cerca de 30 mil vagas.

“Desde 2007, nós fi­zemos 52 reu­niões com o go­verno e não foi apre­sen­tada ne­nhuma pro­posta, temos o menor piso do fun­ci­o­na­lismo pú­blico fe­deral. A ca­te­goria partiu para a ra­di­ca­li­zação como forma de pres­si­onar onde o go­verno vai sentir o aperto [no Sisu]”, ex­plicou Ja­nine sobre a de­cisão de sus­pender a ma­trí­cula do Sisu. No ano pas­sado, a ca­te­goria também fez uma longa greve, mas os prin­ci­pais ser­viços, como ma­trí­cula, não foram in­ter­rom­pidos.

A ma­trí­cula dos apro­vadas em pri­meira cha­mada es­tava mar­cada para co­meçar hoje e ter­minar em 9 de julho. Após o fim do prazo seria con­vo­cada uma se­gunda cha­mada, em 13 de julho. O MEC ainda não se po­si­ci­onou sobre o as­sunto. Ainda não se sabe se o re­sul­tado da se­gunda cha­mada será adiado, nem se o pro­cesso de ma­trí­cula está man­tido nas ou­tras ins­ti­tui­ções que par­ti­ci­param do Sisu, mas não fazem parte do mo­vi­mento gre­vista.

Sindicato dos Trabalhadores Técnico-Administrativos em Educação das
Instituições Federais de Ensino Superior do Estado de Goiás
© 2020 SINT-IFESgo. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por: RD Soluções
Wordpress Social Share Plugin powered by Ultimatelysocial

login

Enter your email and password and start exploding killer features
Boletim eletrônico

Cadastre-se e receba informações e notícias do SINT-IFESgo.