O câncer de colo de útero é o terceiro tipo de câncer mais frequente entre mulheres (atrás somente do câncer de mama e colorretal) e a quarta causa de morte pela doença entre esse grupo no Brasil segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA).
Diante desse cenário foi criado o Março Lilás, um período do ano destinado a conscientizar a população sobre os principais sinais da neoplasia, além de informar sobre as melhores formas de prevenção e tratamento.
A campanha, consequentemente, alerta também sobre a importância de se proteger contra as ISTs (infecções sexualmente transmissíveis), uma vez que o vírus HPV é a principal causa do câncer do colo do útero.
Como prevenir o câncer do colo do útero?
A principal forma de prevenir o câncer de colo do útero é realizando o exame preventivo papanicolau, no qual é feita a coleta de células do colo do útero para detectar se há alguma infecção ou variação nesses tecidos.
O exame é simples, dura poucos minutos e ajuda a identificar a infecção por HPV e outras possíveis complicações que possam levar ao desenvolvimento do câncer cervical.
O papanicolau deve ser feito de 3 em 3 anos, por todas as mulheres com idades acima de 25 anos e que possuem vida sexual ativa. A frequência recomendada entre exames pode ser menor quando a mulher possui fatores de risco para a doença.
Outra forma de prevenção é a vacina contra o vírus HPV. No entanto, é importante reforçar que esta não dispensa a necessidade dos exames, pois não protege a mulher de todos os tipos de vírus do HPV.
Ademais, o uso de preservativos também deve ser uma medida preventiva contra a infecção por HPV, ajudando a prevenir também outras doenças sexualmente transmissíveis.
#saudedamulher #prevenção #marçolilas
Fonte: Minuto Saudável