MANIFESTO – OCUPAÇÃO DA REITORIA DA UFG 12 de Janeiro de 2022.

As entidades, movimentos e sindicatos participantes da ocupação da reitoria da Universidade Federal de Goiás em 12 de janeiro de 2022, por ocasião do desrespeito à autonomia universitária, manifestam sua indignação e repúdio ao ato arbitrário do Governo Federal e do Ministério da Educação ao não respeitar a eleição da professora Sandramara Matias Chaves e do vice reitor Jesiel Carvalho para a direção desta Universidade.

O ataque promovido pelo desgoverno de Jair Bolsonaro afeta diretamente o direito democrático promovido nas universidades que, através do processo de consulta informal do CONSUNI, elegeu a sua reitora. Entretanto, a comunidade acadêmica foi agredida em sua escolha e autonomia.

Diante disto, por meio da ocupação da reitoria, expomos nossa indignação e reivindicamos que nossa democracia seja respeitada.

Destacamos ainda que as manifestações e a ocupação não são de forma alguma uma oposição à professora Angelita, que reconhecemos a capacidade e manifestamos nossa admiração.
Todavia, não deixaremos de cobrar que a autonomia universitária seja respeitada e que a decisão da comunidade acadêmica em eleger a professora Sandramara Matias Chaves para a reitoria da Universidade seja oficializada através de sua nomeação.

Por fim, exigimos o fim da lista tríplice, herança de intervenções nas Universidades no período ditatorial, para que a democracia e a autonomia da comunidade acadêmica das Universidades Federais do Brasil não sejam violadas com atos golpistas promovidos por desgovernos e seus ministros, reivindicando que eleições diretas à reitoria sejam lei e que a chapa eleita seja a nomeada.

REITORA ELEITA É REITORA EMPOSSADA!
FORA BOLSONARO GOLPISTA!
EM DEFESA DA UFG!

Assinam essa nota:
– APG UFG
– DCE UFG
– Movimento Correnteza
– União da Juventude Rebelião
– ADUFG
– CTB
-Sint-IFESGO
– UEE- Goiás
– UNE
– ANPG
– União da Juventude Socialista
– União da Juventude Comunista
– Movimento por uma Universidade Popular

– Unidade Popular
– Partido Comunista do Brasil
– Partido Comunista Brasileiro

Sindicato dos Trabalhadores Técnico-Administrativos em Educação das
Instituições Federais de Ensino Superior do Estado de Goiás
© 2020 SINT-IFESgo. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por: RD Soluções
Wordpress Social Share Plugin powered by Ultimatelysocial

login

Enter your email and password and start exploding killer features
Boletim eletrônico

Cadastre-se e receba informações e notícias do SINT-IFESgo.