Por Tatiane de Assis – tatiane@sint-ifesgo.org.br
Após o debate acerca de Conjuntura Política Nacional e Internacional, iniciou-se a mesa sobre Organização e Relações Sindicais. Composta por João Paulo Ribeiro (Fasubra), João Pires (SINT-IFESgo), mediada por Fenando Mota (SINT-IFESgo) e secretariada por Laura Santana (SINT-IFESgo), a mesa tem como objetivo discutir temas caros a categoria como negociação coletiva e direito à greve do trabalhador público federal.
João Paulo Ribeiro utilizou sua intervenção fazer um panorama da luta sindical e destacar pontos polêmicos dentro da temática. Afirmou que é necessário discutir a construção e implantação do Contrato Nacional do Trabalho. É fundamental também debater as formas existentes para financiamento sindical e mais, a elaboração de estatutos que garantam nas entidades a voz da oposição.
Após comentar marcos históricos da organização sindical, João Pires (SINT-IFESgo) informou aos delegados em que estágio se encontram as reivindicações da categoria e afirmou que é necessário que os trabalhadores das três esferas disputem e pressionem o Congresso Nacional para a regulamentação da Convenção 151 da Organização Internacional do Trabalho.
No momento reservado ao debate, Fátima dos Reis, coordenadora geral do SINT-IFESgo, interviu afim de destacar a relevância da temática. “Após compreendermos a conjuntura, devemos pensar como nos organizar para alcançar os objetivos pretendidos”.