GREVE NO HC COMPROMETE 60 MIL EXAMES

Paralisação completa 30 dias sem previsão para se findar. Negociação com governo federal ainda não foi encaminhada
Paralisação completa 30 dias sem previsão para se findar. Negociação com governo federal ainda não foi encaminhada

De Galtiery Rodrigues – O Hoje

 A greve dos servidores administrativos das instituições federais de ensino no Hospital das Clínicas (HC) completa hoje 30 dias. No período, cerca de 60 mil procedimentos, entre exames e consultas deixaram de ser feitos. A paralisação do Sindicato dos Trabalhadores Técnico-Administrativos em Educação das Instituições Federais de Ensino Superior de Goiás (Sint-Ifes/GO) começou no dia 18 de junho e, diante da falta de diálogo com o governo, o movimento grevista não vê perspectiva de retomada dos trabalhos, nas próximas semanas. 

Até então, não houve sinalização do Palácio do Planalto sobre a abertura de negociação com os servidores administrativos através do Comando Geral de Greve. Eles reivindicam por reajuste salarial, que deveria ter acontecido em 2010. A última mudança ocorreu em 2007, com validade para três anos. A pressão agora é para que o governo faça logo a proposta, porque o prazo legal para envio de projeto de reajuste salarial para apreciação do Congresso Nacional vence no dia 31 de agosto.
“Se até lá a presidente Dilma não fizer isso, podemos jogar nossas capangas nas costas, cada um seguir seu rumo e esperar para reivindicar só no ano que vem”, diz a coordenadora geral do Sint-Ifes em Goiás, Fátima Reis. A tendência do movimento é esperar pelo posicionamento do governo federal, mesmo que este seja nulo. Enquanto isso, 16 hospitais universitários do País que aderiram à greve, entre eles o HC de Goiânia, ficam com o atendimento limitado, prejudicando o resto da saúde pública.

Parcial
No caso do Hospital das Clínicas, os grevistas decidiram por paralisar só parte das atividades. Os atendimentos de urgência, emergência e os procedimentos que implicam em risco de vida, como quimioterapia, radioterapia, hemodiálise e combate a doenças infeccionas, continuam sendo feitos. No entanto, apesar da importância do HC e da variedade de especialidades e serviços ofertados, a maior parte dos agendamentos é para exames e consultas. No ano passado, foram realizadas 282.561 consultas e 873.023 exames.
O Hospital tem papel importante para a saúde do Estado e até da região, chegando a atender pessoas de outras localidades. Sem o atendimento inicial feito no HC, as unidades da Saúde municipal, como Cais e Ciams, sentiram aumento na procura. Nas primeiras semanas de greve, o aumento chegou a ser de 20% nos Cais de Goiânia. A diferença deve ter sido sentida também nas cidades do interior. Muitas pessoas são trazidas pelas prefeituras para serem tratadas na capital e o HC é quase sempre o destino desses pacientes. Até por isso, é comum ouvir histórias de pacientes que saíram de suas cidades para o tratamento médico em Goiânia e teve de ir embora sem ter o objetivo concluído.

Câncer de mama
Ontem, a dona de casa Valdete Ione de Oliveira, de 53 anos, veio de Acreúna, a 157 quilômetros de Goiânia, para marcar o início da quimioterapia. Desde 2005, a senhora enfrenta o tratamento contra o câncer de mama e diz que sem a assistência recebida no HC, é pouco provável que conseguiria prosseguir com a tentativa de cura. “Graças a Deus, não fui afetada pela greve”, diz a senhora.
No início, Valdete foi tratada no Hospital Araújo Jorge, mas desistiu quando não teve mais condições financeiras de bancar as idas e vindas entre a capital e Acreúna e arcar com os custos de alimentação e medicamentos. Ela só esperou ser operada, em 2006, e abandonou a assistência médica. Em outubro do ano passado, o tumor voltou a aparecer e não restou outra solução. Valdete e o marido procuraram ajuda e o HC foi a primeira alternativa. “Sou muito bem tratada aqui. É um hospital muito importante. Começo a quimioterapia em 10 dias”, conta.

 

 

 

 


Sindicato dos Trabalhadores Técnico-Administrativos em Educação das
Instituições Federais de Ensino Superior do Estado de Goiás
© 2020 SINT-IFESgo. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por: RD Soluções
Wordpress Social Share Plugin powered by Ultimatelysocial

login

Enter your email and password and start exploding killer features
Boletim eletrônico

Cadastre-se e receba informações e notícias do SINT-IFESgo.