Na tarde da última segunda- feira (28) enquanto o Brasil disputava a copa do mundo com o jogo Brasil x Suécia, o governo federal sorrateiramente fez novo bloqueio orçamentário nas verbas da educação superior.
Segundo o site G1, o Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) diz que o governo “retirou todos os limites de empenho distribuídos e não utilizados pelas instituições”. Presidente da Andifes diz que valor contingenciado será de R$ 244 milhões para universidades.
De acordo com o Conif, o novo bloqueio por parte do governo federal pode virar corte, diz nota da instituição, “retirou todos os limites de empenho distribuídos e não utilizados pelas instituições, enquanto define um valor efetivo para o bloqueio orçamentário”
O novo bloqueio orçamentário pode ser de R$ 244 milhões, bloqueio que enfraquece as instituições de ensino e impossibilita o funcionamento das instituições que vem sofrendo ataques do governo com bloqueios e cortes desde o inicio de sua gestão.
O Sint-IFESGO repudia veemente mais essa ameaça a educação e esse novo ataque as instituições públicas de ensino.