Foi realizado hoje (19) na Câmara dos Deputados o Seminário Negociação Coletiva e Direito de Greve, uma organização do Fórum Nacional das Entidades dos Servidores Públicos Federais e apoiado pelas Centrais Sindicais.
A coordenação dos trabalhos ficou a cargo de Jussara Griffo, da Condsef e a mesa do seminário foi composta pelo Coordenador de Educação do Dieese, Nelson Karan, pelo representante do Diap Antônio Queiroz, Mário Guerreiro da Advocacia Geral da União, Pedro Armengol da CUT e José Maria da CSP-Conlutas.
Com exposições bastante esclarecedoras sobre a conjuntura políticas e econômicas do país apesar das diferenças manifestadas pelas centrais sindicais. Esclarecedoras, também, sobre a proposta de projeto de regulamentação da convenção 151 apresentado pelas centrais, com estudos sobre fatos acontecidos em outros países e com apontamentos de falhas ou méritos na proposta que deveriam ser ressaltados.
Após as exposições dos membros da mesa, foi franqueada a palavra para que os presentes pudessem apresentar suas opiniões, onde o debate se concentrou na disputa de posições se é ou não o momento dos trabalhadores apresentarem uma proposta e também tirarem suas dívidas. Na oportunidade os companheiros Ademar Rodrigues do SINTSEP-GO e João Pires do SINT-IFESgo, usaram da palavra para ressaltar o trabalho feito pelo Fórum Estadual das Entidades dos Trabalhadores no Serviço Público Federal em Goiás, que tem colocado este tema em debate desde novembro de 2012 e fruto do debate vem, desde Porto Alegre, apresentando propostas para adequações e aperfeiçoamento do projeto das centrais.