ENTIDADES CONDUZEM CONSULTA PARITÁRIA PARA ESCOLHA DO REITOR DA UFG

ENTIDADES CONDUZEM CONSULTA PARITÁRIA PARA ESCOLHA DO REITOR DA UFG
ENTIDADES CONDUZEM CONSULTA PARITÁRIA PARA ESCOLHA DO REITOR DA UFG

Depois de oito anos, o intervalo das duas últimas gestões da Reitoria da UFG, em que candidatos únicos concorreram ao cargo de reitor, a comunidade universitária vive com mais efervescência o clima de escolha do novo reitor, para o quadriênio 2018 – 2021. Nos próximos dias 27 e 28 de junho, professores e técnicos-administrativos do quadro permanente, ativos e aposentados, e os estudantes serão convidados a participar da consulta para a escolha dos futuros dirigentes da instituição.

Concluído o período de inscrições das duplas de candidatos a reitor e a vice-reitor da UFG, o resultado foram quatro chapas concorrentes, sendo que todos os candidatos são professores da Regional Goiânia. Nessa ordem de candidaturas, compõem as chapas inscritas e de números sorteados:

Chapa 1 – Romualdo Pessoa (Iesa) e Leandro Gonçalves (ICB);

Chapa 2 – Luiz Mello de Almeida Neto (FCS) e José Alexandre Felizola Diniz Filho (ICB);

Chapa 3 – Reginaldo Nassar Ferreira (ICB) e Neucírio Ricardo Azevedo (IQ); 

Chapa 4 – Edward Madureira Brasil (EA) e Sandramara Matias Chaves (FE).

Também já estão definidas as regras dos processos de campanha e da consulta. E os candidatos já realizam suas campanhas, com bate-papo nas áreas de convivência, visitas e debates em toda a universidade. Essas são oportunidades de exposição de propostas e discussões sobre questões pertinentes à vida acadêmica e ao futuro da instituição.

 Entidades formam comissão para consulta paritária

A consulta à comunidade universitária para a escolha do próximo reitor da UFG está sendo conduzida por representantes das entidades dos segmentos docente (Adufg), técnico-administrativo (Sint-Ifesgo) e discente (DCE), que formam a comissão encarregada de promover o pleito. Compõem a Comissão Organizadora da Consulta à Comunidade da UFG (COC) os servidores docentes Enes Gonçalves Marra (presidente), Rosângela Nunes Almeida de Castro, os servidores técnico-administrativos Júlio César Prates e Tertuliano Francisco de Lima Neto, os estudantes Gustavo de Almeida Reis e Rafael Alonso Jerônimo Corvalan, além dos suplentes, nessa ordem de representação, Fernando Pereira dos Santos, João Alcione Cardoso dos Santos e Sara Caroline Ribeiro Gugel e de um representante de cada chapa.

Instituída em 20 de abril pelas entidades citadas e devidamente instalada na sede administrativa do Sint-Ifesgo, a COC cuida de toda a logística necessária para a apresentação dos candidatos e suas propostas à comunidade interna, divulgação e realização de debates e da consulta individual. Por meio da página www.coc.ufg.br é possível ter acesso às atividades e ao caléndário do processo.

Entre as ações já efetuadas pela COC estão as inscrições das chapas, definições sobre a campanha, bem como sobre os debates, como locais, datas, temas e regras, criação da página eletrônica da COC, e a escolha da forma da consulta. A comissão optou pela realização de uma consulta mista, em que serão utilizados o Sistema Integrado de Gestão (SIG Eleiçao), o qual todo servidor e estudante devem estar cadastrados, e o voto tradicional por cédula (dia 27), para aqueles que tiverem dificuldades de registrar sua escolha para reitor pelo meio eletrônico ou não quiserem.

Debates

Todas as atividades que envolvam o conjunto das chapas, em calendário previamente determinado, contarão com o acompanhamento da COC. A primeira delas foi debate realizado na Faculdade de Educação, Câmpus Colemar Natal e Silva. Esse foi o primeiro de cinco debates entre os candidatos a reitor, que acontecerão em todas as Regionais da UFG (Catalão, Goiás, Jataí e Goiânia), sendo que, em cada um deles serão abordados temas distintos e de interesse da comunidade universitária. Veja o quadro abaixo:

  

TABELA DOS DEBATES

Data

Horário

Regional

Tema I

Tema II

 

Local

 

18/5/2017

9h

Regional Goiânia

Câmpus Colemar Natal e Silva

Modelo de Gestão do Hospital Universitário

Segurança na UFG

Faculdade de Educação

25/5/2017

14h

Regional Jataí

Expansão e sustentabilidade da UFG

Financiamento da Universidade em Ambiente de Restrição Orçamentária

Auditório do Câmpus Jatobá

1/6/2017

9h

Regional Catalão

Gestão administrativa e financeira da UFG

Política de Ensino, Assistência e Permanência do Estudante

Auditório Prof. Paulo de Bastos Perillo

8/6/2017

 

8h30

 

18h30

Hospital das Clínicas

 

Regional Goiás

 

 

Gestão de Pessoas e Condições de Trabalho na UFG

 

(somente Goiás)

Planejamento da UFG para o Futuro: onde estamos e onde queremos chegar

Hall de entrada do HC

 

A definir

22/6/2017

9h

Regional Goiânia

Câmpus Samambaia

Autonomia da Universidade

Assédio na Comunidade Universitária

Centro de Eventos da UFG

É previsto, ainda um debate com a categoria dos técnicos-administrativos, em data e local a serem definidos, bem como outro um debate na TV UFG, no dia 21 de junho.  

 

Paridade torna processo mais democrático

Tradição entre as Instituições Federais de Ensino Superior (Ifes), a consulta paritária para a escolha de reitores é um exercício democrático das comunidades universitárias, porém não oficial. A nomeação de reitores é feita pelo ministro da Educação, a partir de uma lista tríplice, aprovada e encaminhada ao Ministério da Educação (MEC) pelos Conselhos Universitários (Consuni). Esses, por sua vez, comumente, respeitando o resultado da consulta interna, costumam encabeçar a lista com o candidato escolhido pela comunidade.

Esta tem sido uma prática entre as Ifes desde a abertura política, após o período da ditadura militar, em meados dos anos 80. Na UFG, os seis últimos reitores, sendo que dois deles cumpriram dois mandatos, foram nomeados pelo Governo, com a anuência da comunidade universitária.

A consulta para a escolha do reitor evidencia a aspiração da comunidade universitária de fazer valer o critério da paridade, ou seja, o respeito à equidade entre os seus principais segmentos: docente, técnico-administrativo e discente. Pela lei que rege as Ifes, para as decisões do Consuni, por exemplo, prevalece o critério de 70% de peso para o voto dos professores e 30% para os votos dos técnicos-administrativos e dos estudantes.

Sindicato dos Trabalhadores Técnico-Administrativos em Educação das
Instituições Federais de Ensino Superior do Estado de Goiás
© 2020 SINT-IFESgo. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por: RD Soluções
Wordpress Social Share Plugin powered by Ultimatelysocial

login

Enter your email and password and start exploding killer features
Boletim eletrônico

Cadastre-se e receba informações e notícias do SINT-IFESgo.