Participantes do Movimento Goiano em defesa da aplicação dos 100% dos Royalties do Petróleo para a Educação foram a Brasília, nessa terça-feira, para assistir à sessão da comissão mista que examinou a Medida Provisória 592/2012. A MP define que 100% dos recursos do fundo especial, a serem distribuídos para estados e municípios, sejam destinados à Educação.
O deputado Carlos Zarattini (PT-SP), relator da MP, prevê que ainda deverão aparecer mais emendas que defendam a destinação de parte desses royalties para a saúde pública. Quanto a essa possibilidade, Zarattini adiantou que, se os recursos forem destinados para a Educação, a saúde também será contemplada, a partir dos Hospitais Universitários, que são mantidos pela Educação.
Encerrada a sessão, os deputados Newton Lima (PT-SP) e Zarattini receberam os participantes da caravana do Movimento Goiano. Ambos declararam a importância do apoio e da articulação e mobilização de entidades de outros estados, em prol da união de forças pela aprovação da MP. Destacaram, ainda, que há uma forte tendência de que esses recursos sofram um fatiamento.
A sessão será retomada na próxima terça-feira, dia 23 de abril, às 14h00.