Goiânia, 11 de novembro de 2009
DIRETOR DA AGENCIA NACIONAL DO PETROLEO DEBATE PRÉ-SAL NA UFG COM APOIO DO SINT-IFESgo
A Câmara Municipal de Goiânia vai promover uma audiência pública, nesta sexta-feira, dia 13 de novembro, às 9 horas, no auditório da Biblioteca Central da Universidade Federal de Goiás (UFG). O evento foi proposto pelo presidente da Comissão Especial Pró-Desenvolvimento da Região Metropolitana, vereador Fábio Tokarski (PCdoB), e pelo professor Romualdo Pessoa, do Instituto de Estudos Sócio-ambientais da UFG (Iesa), com o apoio do SINT-IFESgo.
A UFG e a Câmara Municipal realizam o evento com objetivo de promover o debate sobre as riquezas que o pré-sal representa e o potencial que trará, em especial, se parte da arrecadação for destinada para a educação.
Até o momento, pesquisadores têm certeza em relação à existência de 13 bilhões de barris de petróleo, localizados 7 km abaixo do leito do mar brasileiro, numa faixa de 800 km entre o Espírito Santo e Santa Catarina. Mas estima-se que podem estar armazenados no local até 80 bilhões de petróleo. Caso a menor perspectiva se confirme, já significa que o Brasil tem o dobro das reservas petrolíferas que se acreditava ter.
Conferencista
Haroldo Lima é engenheiro eletricista, formado pela Escola Politécnica da Universidade Federal da Bahia em 1963. Foi líder estudantil e opositor do regime militar, período em que viveu na clandestinidade e foi preso. Anistiado, foi eleito deputado federal pelo PMDB em 1982. Depois da redemocratização do país, Haroldo Lima tornou-se líder do PC do B na Câmara dos Deputados. No governo Lula, assumiu a presidência da Agência Nacional do Petróleo (ANP).
Programação
Audiência Pública: ?Os impactos da nova reserva petrolífica?
Data: 13/11
Horário: 9 horas
Local: Auditório da Biblioteca Central da UFG (Campus II)
Fonte: Assessoria do Evento