AUTOCLAVE EXPLODE NO CAMPUS DE CATALÃO E EXPÕE FALTA DE SEGURANÇA EM LABORATÓRIOS

20/11/2013
20/11/2013

No dia 19 de novembro foi realizada uma reunião entre a direção do SINT-IFESgo juntamente com sua Assessoria Jurídica e os técnico-administrativos dos laboratórios do Campus de Catalão.  A reunião teve por objetivo discutir sobre os encaminhamentos a serem dados no que diz respeito a explosão de uma autoclave do laboratório de Microbiologia,o aparelho é utilizado para a esterilização de materiais contaminados. Embora o acidente não tenha gerado feridos, a técnica que trabalha no referido laboratório está grávida e ficou em estado de choque.

Houve denuncia de que o Centro de Gestão de Espaço Físico da UFG não aceita opiniões dos docentes e técnicos que ali trabalham o que caracteriza desrespeito às normas de segurança que protegem o trabalhador.

Foram identificadas, ainda, diversas situações nos laboratórios, caracterizando problemas relativos a elaboração dos projetos estruturais realizados pelo CEGEF, que não levaram em conta as normas de segurança do trabalho.

Outra irregularidade encontrada consiste na ausência de equipamentos de proteção individual – EPIs. Os trabalhadores têm que adquirir com recursos próprios luvas, máscaras e, por vezes, até detergente.

A falta de manutenção periódica dos equipamentos também ficou evidenciada na ausência de registros de inspeção dos órgãos técnicos, sem contar com a falta de exames periódicos nos trabalhadores, conforme determina a legislação.  

O sindicato está tomando às providencias no sentido de comunicar aos órgãos fiscalizadores competentes para providencias cabíveis em defesa da segurança dos trabalhadores lotados nestes laboratórios.

Sindicato dos Trabalhadores Técnico-Administrativos em Educação das
Instituições Federais de Ensino Superior do Estado de Goiás
© 2020 SINT-IFESgo. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por: RD Soluções
Wordpress Social Share Plugin powered by Ultimatelysocial

login

Enter your email and password and start exploding killer features
Boletim eletrônico

Cadastre-se e receba informações e notícias do SINT-IFESgo.