O Conselho Universitário (Consuni) da Universidade Federal de Goiás aprovou, no último dia 19, a proposta de resolução Contra o Assédio Moral, Sexual e Outras Formas de Discriminação encaminhada pelo Sint-Ifesgo. O documento consta da caracterização das formas de abuso, regulamenta procedimentos para evitar o abuso nas relações pessoais dentro da instituição, bem como protocolo de conduta, para vítimas e agressores, em casos de abuso comprovados.
Além de uma estrutura própria e adequada para tratar das demandas de assédio, o documento prevê a criação de medidas efetivas, incluindo punição, para os agressores.
O documento encaminhado à Reitoria, em 2016, pelo Sint-Ifesgo resultou do anseio e contribuições de toda a comunidade, incluindo o próprio Sint-Ifesgo, a Adufg, Associação dos Pós-Graduandos (APG), o Diretório Central dos Estudantes (DCE) e, também, a Reitoria.
Com essa vitória, a comunidade universitária da UFG tem motivos para comemorar. A prática de assédio moral, sexual e outras que constituem abuso de poder são recorrentes, constituindo antiga demanda o enfrentamento desta questão, com medidas efetivas de combate às atitudes injustas e covardes a que todos as pessoas da comunidade universitária estão sujeitos.
Espera-se a partir de medidas contundentes, e campanhas, de combate ao assédio, que essa prática seja desencorajada na universidade.