No dia 25 de julho acontecerá a próxima reunião da MNNP, e em 12 de agosto, um encontro com o governo federal para ser apresentada a proposta de reajuste salarial para a categoria.
Nesta terça-feira (11), ministros e representantes das nove pastas que compõem a Mesa Nacional de Negociação Permanente (MNNP) assinaram a Portaria contendo o protocolo e o regimento interno da MNNP. No período da tarde, ocorreu a primeira rodada de negociação da Mesa. A Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB), esteve presente e foi representada por João Paulo Ribeiro (JP), Diretor de Relações Institucionais da CSPB e Secretário dos Serviços Públicos e dos Trabalhadores Públicos da CTB e por Flauzino Neto, secretário de Relações do Trabalho da CTB, e presidente da CTB-DF.
A cerimônia ocorreu no Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos. O protocolo estabeleceu os princípios e premissas para a negociação coletiva no serviço público, enquanto o regimento interno definiu a organização e o funcionamento da Mesa. Neste ano, a Mesa de Negociação acordou aumentos de 9% nos salários e de 43,6% no auxílio-alimentação para os servidores públicos federais.
Na primeira rodada de negociação da mesa, o dirigente João Paulo, esclareceu os principais pontos debatidos. “A bancada sindical solicitou para o atual governo, a revogação de medidas adotadas no governo Temer e Bolsonaro contra os servidores públicos. O que é mais importante, são as mesas específicas por carreiras e setores, como por exemplo: saúde, educação e economia. Também solicitamos o reajuste linear dos salários para 2024, que deve ser encaminhado pelo governo ao Congresso Nacional. Em breve sairá um decreto para a regulamentação da
negociação coletiva do servidor público em conjunto com as Centrais”, contou JP.
#sintifesgo #ctb #boletim