Nesta terça-feira, o Baile dos Girassóis esteve no clima de festa junina. Das 14h às 19h, o baile foi animado pelo músico Gauchinho dos Teclados e por uma dança de quadrilha improvisada. Segundo a vice coordenadora de Assuntos de Aposentadoria e de Aposentados do SINT-IFESgo, Joana Rosa Mendonça, o baile comemora a festa junina todos os anos. Esta edição foi organizada por uma equipe de sete pessoas.
Além de muita dança e música boa, o baile ofereceu pipoca, quentão e amendoim aos que participaram da festa. Uma dança improvisada de quadrilha, com quase 20 pares, alegrou não só os que dançaram, mas também os que ficaram de plateia.
Apesar de o Baile dos Girassóis ser organizado e realizado pelo SINT-IFESgo, Joana afirma que a maior parte dos frequentadores não são os aposentados filiados ao sindicato, mas pessoas da comunidade, em geral. A frequência média tem sido de 100 pessoas, por baile, o que representa um crescimento em relação ao ano passado, quando o salão de eventos da sede social ainda não havia sido reformado.
O senhor Idevan Bento da Silva, quando questionado sobre o motivo de frequentar o baile, afirma que gosta muito do ambiente e que, ali, já fez boas amizades. Ele começou a ir ao Baile dos Girassóis há apenas seis meses. Já a senhora Anízia de Souza Bonfim é frequentadora do baile há cerca de quatro anos. Ela disse ter conhecido o baile por meio de outros frequentadores e, desde então, indicou o baile a várias amigas.
O músico Gauchinho dos Teclados, também veterano, se apresenta no Baile dos Girassóis há 3 anos. Ele alega que sua alegria é tocar para essa faixa etária: “se eu ficar em casa, eu adoeço”, afirma.
O Baile dos Girassóis é realizado todas às terças-feiras, das 14h as 19h, na Sede Social do SINT-IFESgo, localizada próxima ao Campus Samambaia –UFG (entre os setores Balneário Meia Ponte e Itatiaia). Somente é permitida a entrada de pessoas com idade acima dos 30 anos e o traje indicado é esporte fino.