Por Pollyana Reis
O Sint-Ifes GO realizou na manhã desta segunda-feira, 27, uma nova assembleia da categoria tendo como pauta a deliberação do retorno ao trabalho, a prestação de contas do fundo de greve e demais encaminhamentos. Os servidores se reuniram no auditório da Faculdade de Educação da UFG e como já era previsto votaram pelo retorno ao trabalho a partir desta tarde, foi aprovado em assembleia também a composição de grupos de trabalhos internos na UFG para discutir as questões de racionalização dos cargos, dimensionamento de pessoal, democratização da universidade e reivindicações da pauta interna; a produção de uma moção de solidariedade as categorias do servidores públicos federais que ainda não conseguiram negociar com o governo e que fosse realizada uma assembleia e abaixo-assinado especificamente para os turnos contínuos.
A avaliação da greve feita pelos servidores foi semelhante a outras realizadas em assembleias anteriores, apesar do aumento de salário não ter sido satisfatório, principalmente porque não cobre as perdas da inflação. Entretanto os ganhos relacionados ao aumento do step, benefício de qualificação para todos os níveis, somatória de cargas horárias dos cursos foram uma grande conquista para categoria, até porque no início da greve o governo federal se recusava a abrir negociação, mas devido as manifestações eles precisaram voltar atrás.
Sobre a prestação do fundo de greve, os servidores decidiram que a apresentação fosse realizada após o dia 10 de setembro quando a comissão já teria o realatório completo de todos os gatos com as atividades de greve.