CARTA AOS DEPUTADOS E SENADORES

SINT-IFESgo se posiciona em relação ao relatório do senador Romero Jucá
SINT-IFESgo se posiciona em relação ao relatório do senador Romero Jucá

Carta do SINT-IFESgo aos deputados e senadores sobre o relatório sobre o direito de greve do senador Romero Jucá

_ _ _

 

 

 

 

 

 

 

 

Senhor(a) Parlamentar,

O SINT-IFESgo tem promovido reuniões periódicas para debater os assuntos de seu interesse e ao avaliar o Projeto de Lei do Senador Romero Jucá, que regulamenta o direito de greve dos servidores públicos, concluímos que todo o debate que vem sendo travado pelas centrais sindicais e sindicatos para construir um consenso foi atropelado. Sem falar que em momento algum o autor se propôs a ouvir o Conselho de Relações do Trabalho (tripartite) e as representações dos trabalhadores.

Em 2012, centrais sindicais debateram intensamente uma proposta de regulamentação da negociação coletiva e o direito de greve no serviço público e chegaram a uma proposta de consenso que foi apresentada aos Ministérios do Planejamento, do Trabalho, a Secretaria Geral da Presidência e as Lideranças no Congresso Nacional a fim de buscar a interferência das partes interessadas no processo que discute o direito de greve dos trabalhadores públicos.

Entendemos que antes de discutir o direito de greve é necessário garantir o direito à negociação coletiva para os servidores públicos. Na nossa avaliação, a greve é uma consequência da falta de negociação. Ao estabelecer um processo negocial, a greve pode ocorrer ou não, porque a greve não vem antes da negociação.

Um projeto sensato deve tratar o direito de greve dentro de um contexto da regulamentação da negociação coletiva, estabelecendo um calendário, com data para começo e fim. Se na data limite não existir um consenso, os trabalhadores públicos poderão deflagrar a greve. Consequentemente estabelecendo também quem poderá fazer greve e o percentual que precisará continuar trabalhando para manter a legalidade do movimento.

Garantir um processo de negociação coletiva anual antes de fechar os orçamentos, priorizando a realização de concursos públicos, a melhoria das condições de trabalho e reajuste salarial, no mínimo a reposição da inflação, evitará as desgastantes greves no serviço público.

Sendo assim, não aceitamos imposição de um projeto de regulamentação do direito de greve. Não é admissível que o Congresso Nacional continue insensível ao clamor popular depois das grandes manifestações realizadas pelo país clamando por melhorias nos serviços públicos.

Nesse sentido, solicitamos o apoio de Vossa Excelência para que o projeto de lei do Senador Romero Jucá seja rejeitado e que se abra um processo democrático  de dialogo entre os interessados. Esse possibilitará a elaboração de um projeto consensual, proporcionando melhorias nas relações de trabalho e o fortalecimento do serviço público.

 

 Cordialmente,

 SINT-IFESgo

 

Sindicato dos Trabalhadores Técnico-Administrativos em Educação das
Instituições Federais de Ensino Superior do Estado de Goiás
© 2020 SINT-IFESgo. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por: RD Soluções
Wordpress Social Share Plugin powered by Ultimatelysocial

login

Enter your email and password and start exploding killer features
Boletim eletrônico

Cadastre-se e receba informações e notícias do SINT-IFESgo.