Os Yanomamis, um dos maiores povos indígenas da América do Sul, vivem em aldeias na floresta amazônica, na fronteira entre Brasil e Venezuela.
Este povo, vítimas da violência, do genocídio, dos garimpos e dos garimpeiros ilegais e do crime organizaco, além da constante ameaça de destruição de suas terras, foram extremamente negligenciado pelo governo por muitos anos.
Agora, além de todos estes problemas, o povo Yanomami sofre com uma grave crise de saúde. Crianças e adultos estão severamente desnutridos e com a saúde comprometida, seja pela malária, seja pela intoxicação por mercúrio, vinda dos garimpos ilegais, atividade incentivada pelo ex-presidente Jair Bolsonaro. Distantes dos centros civis, a ajuda não chega até eles. Os garimpeiros controlam o território e não permitem, ocasionando um genocídio da população indígena.
Os povos originários são de extrema importância para o Brasil e para o mundo mundo em diversos âmbitos. Eles não podem continuar sendo vítimas da negligência, da violência e do genocídio.
O Sint-IFESGO se solidariza com os Yanomamis e frisa que a justiça deve ser feita e os culpados devem ser responsabilizados e punidos.
#sintifesgo #sindicatodeluta #Yanomamis