04/05/2011
Aconteceu nesta quarta-feira a primeira reunião no Ministério do Planejamento para tratar a pauta da Campanha Salarial que reúne 26 entidades nacionais representando o conjunto dos servidores públicos federais do Executivo, Legislativo e Judiciário. A primeira reunião foi dedicada a debater o item da pauta dos servidores que solicita a retira de projetos, medidas provisórias e decretos que ameaçam não só servidores como impede melhorias fundamentais para garantir atendimento de qualidade a que toda a população brasileira tem direito. Entre eles está o PLP 549/09 que prevê congelamento de investimentos públicos pelos próximos dez anos. Os detalhes da reunião que se estendeu até o final do dia serão divulgados aqui na página da Condsef nesta quinta, 5.
Também nesta quinta a Condsef participa de outras duas reuniões. Uma às 10 horas contará com a presença do ministro da Saúde, Alexandre Padilha. Às 15 horas a Confederação volta ao Planejamento onde terá reunião que vai tratar a pauta específica dos setores de sua base. A entidade vai levar o memorial que foi assinado no final do ano passado entre a Condsef, CUT e SRH. A expectativa é de que todos os pontos e itens que foram negociados, mas não chegaram a ser encaminhados ao Congresso Nacional durante o governo Lula possam finalmente ser concluídos agora.
Unidade fortalecida – Paralela às negociações específicas, as entidades que compõem a Campanha Salarial Unificada dos servidores seguem reforçando a unidade e mobilização da categoria em todo o Brasil. A garantia da participação de todas as entidades nacionais na primeira reunião oficial para negociar a pauta unificada dos federais foi um fator importante para este processo. Os outros seis itens que fazem parte da pauta da campanha serão debatidos em reuniões agendadas para o dia 17 e 31 deste mês. Para a Condsef a manutenção da unidade só foi possível graças à importante pressão dos trabalhadores que não abriram mão do direito de escolherem quem deve os representar no processo de negociações com o governo.
A unidade vai continuar sendo reforçada. A mobilização em torno da pauta unificada dos servidores federais vai ganhar novo capítulo no próximo dia 11. Servidores em todo o Brasil vão realizar um Dia Nacional de Luta. Nos estados estão previstas manifestações e paralisação de atividades em órgãos de todas as Esferas. O objetivo é chamar atenção e buscar apoio da sociedade para a luta em defesa dos servidores em prol da melhoria no atendimento à população.
Fonte: Página da Condsef – www.condsef.org.br