Seis profissionais da imprensa goiana foram agraciados na manhã desta sexta-feira, 9, com o Prêmiode jornalismo em cidadania e direitos humanos Wilmar Alves, em cerimônia realizada na Faculdade de Informação e Comunicação (FIC), Câmpus Samambaia da Universidade Federal de Goiás (UFG). O Sint-Ifesgo esteve presente entre os apoiadores da premiação que tem como objetivo enaltecer trabalhos voltados à temática dos direitos sociais e democracia. Foram premiadas reportagens publicadas em veículos goianos nas categorias jornalismo impresso, telejornalismo, radiojornalismo e webjornalismo.
A FIC lançou o Prêmio no início deste ano, em comemoração aos 50 Aos do curso de Jornalismo. O Prêmio homenageia o jornalista Wilmar Alves, preso político da ditadura militar, falecido há dez anos, por entender a identificação de sua trajetória com o tema do evento. O jornalista atuou como diretor da Rádio Universitária da UFG, como presidente do Sindicato dos Jornalistas do Estado de Goiás e como diretor da Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj).
Emocionada, a viúva e também jornalista, Laurenice Noleto, conhecida como “Nonô”, falou sobre as lutas de seu companheiro. “Conviver com Wilmar foi aprender a ter um olhar crítico para as coisas. Ele lutou pelo jornalismo cidadão e humano, essencial à democracia, e que é uma responsabilidade de todos nós. Com essa premiação, percebo que a luta nunca acabou. É uma honra ter colegas tão comprometidos”, enfatizou. Pinheiro Sales também fez uso da palavra para citar o legado deixado pelo amigo Wilmar Alves e lembrar que neste 10 de dezembro comemora-se os 68 Anos da Declaração dos Direitos Humanos.
A diretora da FIC, Angelita Lima, falou sobre a atualidade do tema da premiação: “Pensávamos que este último ano seria apenas de festas, não tínhamos noção da urgência do assunto e das batalhas que o jornalismo iria enfrentar envolvendo a cidadania e os direitos humanos”, afirmou. De acordo com ela e a coordenadora do curso de Jornalismo, Ângela Teixeira, o Prêmio é uma ação que terá continuidade na FIC, com novos parceiros.
Estiveram presentes ainda os representantes das entidades apoiadoras do Prêmio: os jornalistas Luiz Antonio Spada (Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de Goiás), Roberto Nunes (Rádio Universitária da UFG), Silvânia Lima (Sint-Ifesgo), e a professora Maria Auxiliadora Echegaray (Adufg). Todos foram unânimes em avaliar o prêmio como um reconhecimento ao jornalismo ético e comprometido com a democracia.
Conheça os vencedores:
CATEGORIA JORNALISMO IMPRESSO
Cleomar da Silva Almeida Rosa
Jornal O Popular
Título da Reportagem: “Número de homicídios de jovens em Goiás é mais que o dobro do registrado na população em geral”
No online, ganhou outro título: http://www.opopular.com.br/editorias/cidade/n%C3%BAmero-de-homic%C3%ADdios-de-jovens-em-goi%C3%A1s-%C3%A9-mais-que-o-dobro-do-registrado-na-popula%C3%A7%C3%A3o-em-geral-1.1078576
CATEGORIA TELEJORNALISMO
Carla Lacerda do Nascimento Marques
TV Brasil Central
Série: “Autismo: um mundo singular”
https://www.youtube.com/playlist?list=PLH3xKPXiWwdus-LrraBKV7pzvVdjTKOkk
CATEGORIA RADIOJORNALISMO
Bruna Cunha Mastrela
*Bruna Mastrella (produção), Riva Kran (reportagem) e Marcus Leandro Nascimento (Operação de áudio).
Rádio Brasil Central
Tema: “Calote terceirizado”
https://www.dropbox.com/s/bbwin5qylos0w83/Riva%20e%20Bruna_Radiojornalismo%20%281%29.mp3?dl=0
CATEGORIA WEBJORNALISMO
1º Lugar: Maria Antonieta Lopes de Souza Toledo
Site Goiás Agora
Título: “Calunga: da resistência às conquistas”
http://www.goiasagora.go.gov.br/da-resistencia-as-conquistas/
2º Lugar: Letícia Ferreira Vieira Santana
Site Goiás Agora
Título: “Loucos infratores são acolhidos pelo Paili”
http://www.goiasagora.go.gov.br/loucos-infratores-sao-acolhidos-pelo-paili/
3º Lugar: Layane Maria Vieira Palhares
Revista eletrônica Usados BR
Título: “Isenção de Impostos para deficientes”
https://revista.usadosbr.com/isencao-de-impostos-para-comprar-carro/