O SINT-IFESGO vem a público expressar seu profundo repúdio à rejeição da nomeação da Profa. Dra. Lueli Nogueira Duarte e Silva para integrar o Conselho Estadual de Educação de Goiás (CEEGO).
A Profa. Dra. Lueli Nogueira é uma liderança de destaque na educação, com uma trajetória sólida e respeitada. Atualmente, ela ocupa o cargo de Diretora da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Goiás (FE/UFG), é Diretora do Fórum Nacional de Diretores de Faculdades, Centros e Departamentos de Educação das Universidades Públicas Brasileiras (ForumDir), além de Presidente da Federação Estadual de Educação (FEEGO) e membro ativo da Federação Nacional de Educação (FNE), entre outras entidades ligadas ao setor educacional.
Em 3 de junho de 2024, a Profa. Lueli Nogueira foi eleita, com a maioria dos votos, durante reunião ordinária e presencial do Fórum Estadual de Educação (FEEGO), amparada pela Lei Complementar n. 26/1998, para representar o FEEGO no Conselho Estadual de Educação de Goiás (CEEGO). Mesmo após esse processo democrático e legal, sua nomeação foi rejeitada, o que representa uma afronta à escolha legítima da comunidade educacional e um ataque à autonomia e à representatividade das entidades de educação.
Diante do exposto, o SINT-IFESGO reafirma seu apoio à Profa. Dra. Lueli Nogueira, figura de notável competência e comprometimento com a educação pública, e exige que sejam respeitados os princípios democráticos e a decisão soberana das instâncias educacionais competentes. A rejeição de seu nome não apenas enfraquece o diálogo institucional, mas também desrespeita a comunidade acadêmica e os profissionais da educação que confiam em sua liderança.
Seguimos firmes na defesa da educação pública, gratuita e de qualidade.