RELATÓRIO DA REUNIÃO DO SINT-IFESgo COM PRÓ-REITOR DO IF GOIANO

Relatório da reunião do SINT-IFESgo com Pró-Reitor do IF Goiano
Relatório da reunião do SINT-IFESgo com Pró-Reitor do IF Goiano

No dia 11, quarta feira, representantes do SINT-IFESgo estiveram em reunião com o Pró-Reitor de Desenvolvimento Institucional do IF Goiano, Prof. Elias Monteiro, para levar demandas da categoria dos técnico-administrativos em educação. Na oportunidade tratamos:

Cortes de Verbas

O sindicato buscou informações sobre as dificuldades da Instituição mediante o não repasse de recursos previstos para o final do ano de 2014 e o planejamento para o corte de verbas anunciado para o ano de 2015. Na oportunidade o SINT-IFES anunciou a posição publico contra os cortes e também a intervenção da FASUBRA na reunião com o MEC.

Movimento Nacional

O Sindicato informa sobre a mobilização nacional da categoria, a pauta de reivindicações dos SPFs e o esforço da FASUBRA para abrir um processo de negociação com o MEC para concluir o processo determinado judicialmente para a greve de 2014 e apresentar as novas demandas da categoria. Na oportunidade foi informado que a FASUBRA já tem um calendário de luta com paralisação nos dia 7, 8 e 9 de abril e o indicativo de greve por tempo indeterminado para maio se o governo não mudar a postura adotada até aqui.

SIASS – Subsistema Integrado de Atenção à Saúde do Servidor

O Prof. Elias Monteiro, nos apresentou um breve relato do processo de implantação do SIASS específico para os Institutos Federais com a autorização do MPOG e que estão sendo criadas as condições para a implantação e que breve os profissionaisdos IFs que atuavam no SIASS da UFG passaram a atender no Prédio onde estava instalado provisoriamente o Câmpus de Trindade, ao lado do Prédio da Reitoria do IF Goiano, em Goiânia. Pudemos constatar que apesar do MPOG ter autorizado a criação, não se comprometeu nada para viabilizar o novo SIASS para o IF Goiano e IFG. Nem contratação de pessoal, nem infra-estrutura e muito menos dotação orçamentária.

Exames Periódicos

Ao buscar informações sobre as medidas da Instituição para retomar a realização dos exames periódicos para a categoria, o Prof. Elia nos coloca a par da situação, onde os exames até aqui realizados tem validades a maio e que os recém contratados passam por exames admissionais. Na oportunidade informa que a Instituição não coaduna com a possibilidade de devolver recursos direcionados para a realização dos exames periódicos e por isso estão já em processo de conversas com o GEAP para firmar contratos. O Sindicato concordou com o movimento para a contratação do GEAP como forma de viabilizar os exames necessários para a garantia da qualidade no trabalho.

CISSP – Comissão Interna de Saúde do Servidor Público

O sindicato cobrou informações sobre a aprovação da regulamentação do funcionamento da CISSP e a necessidade de se prever um tempo dentro da carga horária do trabalhador para se dedicar à CISSP. O Prof. Elias se comprometeu em empenhar para a aprovação da minuta pelo Conselho Superior e também em analisar a proposta para constar na minuta um tempo dentro da carga horária para a dedicação de seus membros.

RSC – Reconhecimento de Saberes e Competência

Mais uma vez o sindicato se posicionou a favor da extensão da gratificação RSC para os TAEs e pediu informações sobre o posicionamento do MEC para os Gestores. O Prof. Elias informa que há um grande movimento por parte dos Reitores, mais nenhum sinal positivo do MEC.

Incentivo a Qualificação

O Prof. Elias informa que a Instituição continua a oferecer como incentivo, bolsa de pós-graduação no mesmo valor da bolsa da Capes, e que foram atendidas quase a totalidade dos pedidos de bolsa, além disso,  trabalham com as seguintes formas de liberação para qualificação, flexibilização da carga horária, trocando o turno de trabalho que coincide com as aulas,  liberação parcial, quando o servidor é dispensado do trabalho quando as aulas coincidem com seu horário de trabalho, sem necessidade de reposição, e a liberação total, que hoje só ocorre por um período de 4 ou 8 meses no período final da pós graduação para que o servidor possa realizar a pesquisa e escrever sua dissertação ou tese.

Eleição para Reitor

O Prof. Elias nos informa que será realizada este ano a eleição para reitor e dá um quadro da movimentação interna. No decorrer da reunião o Reitor, Prof. Vicente, entrar na sala, nos apresentou a sua candidatura à reeleição. O sindicato cumprimentou-o e se colocou a disposição para dialogar sobre os interesses e pauta de reivindicações dos TAEs. De pronto o Prof. Vicente reafirmou a disposição de reforçar o dialogo com o sindicato. Na oportunidade o reitor falou da sua posição e esforço para a ampliação da RSC para os TAEs, o que foi saudado pelo sindicato.

Sindicato dos Trabalhadores Técnico-Administrativos em Educação das
Instituições Federais de Ensino Superior do Estado de Goiás
© 2020 SINT-IFESgo. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por: RD Soluções
Wordpress Social Share Plugin powered by Ultimatelysocial

login

Enter your email and password and start exploding killer features
Boletim eletrônico

Cadastre-se e receba informações e notícias do SINT-IFESgo.