Na manhã desta quinta-feira (13) o sint-ifesgo juntamente com a ADUFG se reuniu com as reitorias da UFG, IFG, IFGoiano, CEPAE ,entidades sindicais e estudantis para discutir o corte orçamentário das IFE’s.
O ato se trata de uma resposta aos cortes orçamentários das universidades e institutos federais por parte do atual governo, que ao longo desses quase quatro anos vem sucateando as instituições públicas e o serviço público.
No ultimo dia 30 de setembro o Governo Federal publicou uma norma (o Decreto 11.216, que altera o Decreto nº 10.961, de 11/02/2022, que se refere à execução do orçamento deste ano em curso) sacramentando novo contingenciamento no orçamento do Ministério da Educação. Dessa vez, no percentual de 5,8%, resultando em uma redução na possibilidade de empenhar despesas das universidades no importe de R$ 328,5 milhões de reais.
Com a pressão popular o governo recuou, porém, a questão orçamentária continua crítica e insustentável, por que não recompôs o orçamento confiscado na sua totalidade.
Durante a reunião foi deliberado mobilização por parte das entidades para o dia 18, uma coletiva de imprensa, twittaço, mobilização nos bairros para esclarecer à população sobre a atual situação das universidades e institutos federais e a possibilidade de ação jurídica junto ao Ministério Público Federal.