DECRETOS DE LULA FORTALECE AUTONOMIA DOS INSTITUTOS FEDERAIS
O Governo Lula assinou no dia 22 de setembro três decretos que representam mais avanços aos institutos federais e possibilitam a reposição automática de técnico-administrativos em educação e professores. As medidas visam, entre outras coisas, ampliar o número de vagas na rede federal de ensino tecnológico e superior.
O gesto do Presidente Lula contempla um anseio histórico da categoria de técnico-administrativos em educação que a anos luta pela expansão da rede de ensino no País e pela valorização da categoria e do serviço público.
Repetindo as mesmas medidas adotadas para as Universidades Federais os decretos permitem que as instituições possam substituir automaticamente a vacância de técnico-administrativos em educação. Antes, era necessária a autorização do MEC e MPOG para abertura de novos concursos públicos. Agora basta que os Reitores determinem a realização dos concursos para substituir a vaga existente.
O SINT-IFESgo, uma entre tantas entidades que lutaram por medidas mais ousadas se sentem fortalecidas para lutar por correções das insuficiências nos decretos e novos avanços para o ensino superior e tecnológico federal.