UFG ASSINA CONTRATO COM A EBSERH

UFG assina contrato com a Ebserh
UFG assina contrato com a Ebserh

A partir de agora começam a ser adotadas medidas para a recomposição do quadro de pessoal e adequação da infraestrutura

Atualizada em 30/12/14 16:52

O reitor da UFG, professor Orlando Afonso Valle do Amaral, esteve em Brasília nesta segunda-feira, 29/12, para a assinatura do contrato com a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), para gestão compartilhada do Hospital das Clínicas (HC) da UFG. Ele, o presidente da Ebserh, José Rubens Rebelatto, e o Diretor de Atenção à Saúde da Ebserh, Celso Fernando Ribeiro de Araújo, assinaram o contrato. O ato aconteceu na sede da Empresa e teve a presença de diretores da Ebserh, do diretor do Hospital das Clínicas da UFG, José Garcia Neto e do Assessor da reitoria da UFG, Tasso de Souza Leite.

A partir da assinatura, será iniciada a implantação da Ebserh na UFG, com um plano de reestruturação da unidade hospitalar, ação executada de forma conjunta entre a Universidade e a Empresa. O plano prevê a adoção de medidas para a recuperação da infraestrutura física e tecnológica. Além disso, inclui a recomposição do atual quadro de pessoal do HC, com a contratação de aproximadamente 500 pessoas por meio de concurso público. A previsão é a de que esse processo de seleção ocorra ao longo do primeiro semestre de 2015 e que os novos contratados iniciem as suas atividades junto ao HC/UFG no segundo semestre de 2015.

Para o reitor da UFG, a parceria traz ganhos para a instituição de ensino e para a sociedade. Segundo ele, a Ebserh é uma possibilidade concreta para um melhor equacionamento dos crônicos problemas vividos pelo HC/UFG, no tocante à insuficiência do quadro de pessoal, às limitações de sua infraestrutura e às dificuldades de financiamento das atividades de assistência, ensino e pesquisa. Orlando Amaral ressalta ainda que a expectativa é a de que com a efetiva implantação da Ebserh, o HC/UFG possa desenvolver com mais qualidade as suas ações de ensino e pesquisa, essenciais a um hospital escola, e que possa oferecer à população um atendimento cada vez de maior qualidade.

O contrato assinado ontem teve como base uma minuta padrão aprovada pela Advocacia-Geral da União (AGU), mas com alterações propostas pela reitoria da UFG e pelo Sindicato dos Trabalhadores Técnico-Administrativos em Educação das Instituições Federais de Ensino Superior do Estado de Goiás (Sint-Ifesgo) e acatados pela Ebserh.

Vigésimo nono hospital universitário a ser gerido pela empresa, o Hospital das Clínicas da UFG entrará em um processo de transição, em que novos processos de administração serão implantados. “O contrato significa o início de um novo ciclo de trabalho, com a ruptura de vícios e costumes, objetivando que o Hospital seja o mais eficiente e eficaz possível em um curto intervalo de tempo e que, ao fazer isso, seja mais universitário ainda”, destacou José Rubens Rebelatto, presidente da Ebserh.

Ebserh
Empresa pública, vinculada ao Ministério da Educação (MEC), criada em 2011 com a finalidade de modernizar a gestão dos Hospitais Universitários Federais (HUFs). Atualmente, possui contrato de parceria com 29 dos 50 HUFs existentes no país. Desde a sua criação, coordena o Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf).

 

Fonte : Assessoria de Comunicação da EBSERH e da UFG

Fotos: Assessoria de Comunicação da Ebserh

Sindicato dos Trabalhadores Técnico-Administrativos em Educação das
Instituições Federais de Ensino Superior do Estado de Goiás
© 2020 SINT-IFESgo. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por: RD Soluções
Wordpress Social Share Plugin powered by Ultimatelysocial

login

Enter your email and password and start exploding killer features
Boletim eletrônico

Cadastre-se e receba informações e notícias do SINT-IFESgo.