Os/as trabalhadores/as técnico-administrativos/as em educação (TAEs) das Instituições Federais de Ensino em Goiás (UFG, IFG e IF Goiano), organizaram, na manhã de hoje (21) um “banquete” nas portas do escritório político do senador Ronaldo Caiado (DEM). O objetivo era chamar a atenção e pressionar o parlamentar a votar contra a PEC 55/16, que congela os investimentos em educação e saúde por 20 anos.
O ato teve início às 10h30. Os manifestantes, com máscaras dos senadores goianos, faixas, panfletos e com carro de som, “puseram a mesa” do banquete para o senador, que saiu do seu escritório para debater com a categoria. Por cerca de 30 minutos, Caiado afirmou que vai votar a favor da PEC com convicção e que acredita que ela é o caminho para colocar o Brasil nos eixos.
Mesmo com a apresentação de vários argumentos feitos pelos/as trabalhadores/as presentes, o senador não mudou de idéia e disse que, caso a PEC seja mesmo prejudicial, ela poderá ser revogada pelo congresso.
No momento em que o senador voltava para o seu escritório, uma trabalhadora foi empurrada por um homem que ainda não foi identificado e que entrou junto com Caiado. A assessoria do parlamentar afirmou que o homem não faz parte da equipe e não quis passar qualquer informação sobre ele, que permaneceu dentro do escritório até o final do ato.
Após a saída do senador, os/as trabalhadores/as permaneceram no local realizando diversas falas e apresentando argumentos e estudos feitos por diversas entidades e instituições sobre os malefícios da aprovação da PEC.
João Pires, diretor do SINT-IFESgo, considerou o ato positivo e afirmou que a pressão em cima dos senadores goianos irá se intensificar. “Realizaremos atos nos escritórios políticos dos demais senadores. Queremos convencê-los que o país sofrerá enorme retrocesso nos seus serviços públicos, que atingirão a população que mais precisa. Vamos continuar pressionando até que essa PEC seja barrada”, concluiu.
A categoria realizará mais dois “banquetes” ainda essa semana. Amanhã (22) o ato será realizado no escritório da Senadora Lúcia Vânia (PSB). Quarta-feira será a vez do senador Wilder Morais (PP). Ambos serão realizados às 10h30.