Os trabalhadores do serviço público federal irão realizar, amanhã (25), mais um dia nacional de lutas em busca do atendimento de demandas urgentes da maioria do Executivo. Em Goiânia, o ato será realizado em frente ao prédio do Ministério da Saúde (Rua 82, esq. com Av. 83, Setor Sul – Praça Cívica).
A atividade é puxada pelo Sindicato dos Trabalhadores Técnico-Administrativos em Educação das Instituições Federais de Ensino Superior de Goiás (SINT-IFESgo), Sindicato dos Trabalhadores Federais em Saúde e Previdência (SINTFESP) e Sindicato dos Trabalhadores do Serviço Público Federal (SINTSEP).
A mobilização em torno das pautas centrais do funcionalismo é fundamental para garantir que o processo de negociações instalado na Secretaria de Relações do Trabalho (SRT) do Ministério do Planejamento renda os avanços esperados. A própria SRT informou à Condsef na semana passada que deve convocar reuniões para retorno formal do governo às propostas apresentadas a partir do dia 29 deste mês, próxima segunda.
A expectativa é de que os estudos e justificativas apresentadas a SRT sejam levados em conta pelo governo para corrigir problemas e atender as demandas consideradas mais urgentes pelo funcionalismo. Neste cenário de mobilização e pressão em torno de suas pautas emergenciais, a unidade dos servidores deve ser sentida nesse dia nacional de lutas. Um indicativo de greve para julho, aprovado por unanimidade na última plenária da maioria dos federais, está mantido e volta a ser discutido na próxima plenária.
Com informações de SINTSEP