TERMINA A 63ª REUNIÃO ANUAL DA SBPC

Termina a 63ª reunião anual da SBPC
Termina a 63ª reunião anual da SBPC

Muito além de números, o balanço da 63ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), apresentado em coletiva de imprensa pelo reitor da UFG Edward Madureira Brasil e da presidente da entidade Helena Nader, mostrou a necessidade de um novo marco legal para o desenvolvimento da Ciência e Tecnologia no Brasil.

Foram 8.886 inscritos (2.229 de Goiás), 438 palestrantes, 174 conferências, 80 minicursos, 90 expositores na ExpoT&C, 4.500 visitantes na SBPC Jovem e um público de cinco mil pessoas por dia na SBPC Cultural. Além dos números, que demonstram o sucesso e dimensão do evento, as reivindicações da comunidade científica e acadêmica tiveram destaque. “A reunião, além de trazer o conhecimento, gera um efeito político que ela precisa ter, na essência da palavra. Conseguimos dizer aos gestores: olhem para Ciência, Tecnologia e Educação”, afirmou Helena Nader

Segundo o reitor Edward Madureira Brasil, para a UFG, receber a Reunião Anual da SBPC foi uma experiência muito interessante. Ele destacou dois pontos de pauta principais levantados pelo evento: a necessidade de vincular recursos originários da exploração do pré-sal para a área da Educação e a urgência em definir uma legislação adequada para a realização da pesquisa científica no Brasil.

Para o reitor da Universidade Federal de Goiás, Edward Madureira Brasil, a ciência brasileira também deve participar da divisão de recursos do pré-sal. Uma nova partilha dos royalties do petróleo está em negociação pelo governo, Congresso e estados.

“Ou Brasil toma decisão agora ou perdermos oportunidade de ser grande nação. (…) Primeiro que o pré-sal acaba. Segundo, jamais teremos população com distribuição etária como hoje. Nossa população, como todas as populações do mundo, passa por processo de redução da taxa de crescimento. Ou investimos em ter mais jovens preparados para construção de um país mais justo, mais desenvolvido, ou, daqui a dez anos, nós não teremos mais essa quantidade de jovens, com o consequente desdobramento para gerações futuras.”

Reitor da UFG volta a fazer referência ao TAE’s

No discurso feito de improviso pelo Prof. Edward Madureira no encerramento da 63ª SBPC, citar novamente a importância dos trabalhadores técnico-administrativos em educação, a greve da categoria e agradece, nominando as pessoas presentes, o compreensão e colaboração do Comando Local de Greve para a realização e êxito do evento.


Fontes: Ana Raquel Macedo – Rádio Câmara e

Página da UFG – www.ufg.br

Sindicato dos Trabalhadores Técnico-Administrativos em Educação das
Instituições Federais de Ensino Superior do Estado de Goiás
© 2020 SINT-IFESgo. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por: RD Soluções
Wordpress Social Share Plugin powered by Ultimatelysocial

login

Enter your email and password and start exploding killer features
Boletim eletrônico

Cadastre-se e receba informações e notícias do SINT-IFESgo.