Os trabalhadores técnico-administrativos em educação (TAEs) da UFG, IFG e IF Goiano realizaram, na manhã de hoje (01), um ato em frente à reitoria do IF Goiano. A atividade faz parte de uma mobilização nacional da categoria em resposta à proposta de reajuste salarial apresentada pelo governo federal.
A atividade, que aconteceu simultaneamente nas 65 Instituições Federais de Ensino Superior em greve, teve início às 6h30 e foi até o início da tarde. Os TAEs bloquearam o acesso à reitoria do instituto e, com faixas e cartazes interromperam o trânsito da rua 88, no setor sul, durante cerca de uma hora.
A insatisfação dos trabalhadores, que consideraram a proposta insuficiente, veio logo após reunião realizada entre o Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão e o conjunto dos Servidores Públicos Federais, realizada no dia 25 em Brasília. O governo apresentou uma proposta de reajuste de 21,03%, parcelado em 4 anos.
Com o objetivo de pressionar o governo para conseguir uma proposta melhor, a categoria planeja intensificar atividades de rua, para que que a greve ganhe visibilidade para que as reivindicações sejam conhecidas por toda a sociedade.
Amanhã (02), o SINT-IFEsgo e o Comando Local de Greve irão realizar mais dois atos nas reitorias da UFG e do IFG simultaneamente.