Transcorre desde quinta-feira, indo até este sábado, 23, o VII Congresso do SINT-IFESgo, na Sede Administrativa do sindicato. A abertura foi realizada com um debate sobre Avaliação de Conjuntura com os professores Francisco da Mata Machado Tavares, da Faculdade de Ciências Sociais(FCS), e Romualdo Pessoa Campos, do Instituto de Estudos Socioambientais (Iesa), da UFG.
À tarde, o consultor para entidades sindicais do serviço público federal, Vladimir Nepomuceno, discursou sobre a Desconstrução do Estado Social em razão das medidas propostas pelo Governo. Para tratar sobre os projetos que tramitam no Congresso e que afeta os servidores, palestrou João Paulo Ribeiro, Secretário do Serviço Público e dos Trabalhadores Públicos da Central dos Trabalhadores do Brasil (CTB).
Na manhã de sexta-feira, 22, o professor da Escola de Agronomia e Reitor eleito da UFG, Edward Madureira, e a professora da Faculdade de Educação da UFG, Geovana Reis, expuseram os Desafios para a Educação Pública no Contexto da Crise Politica e Econômica. No período da tarde, uma palestra sobre Saúde do Trabalhador, com os servidores João Alcione Cardoso Santos, do Hospital das Clínicas (Ebserh/UFG) e Sandra Moreira, do Instituto Federal de Goiás (IFG), levou os presentes à discussão sobre a prevenção às doenças do trabalho e ao assédio moral.
Para o encerramento, na manhã deste sábado, haverá a discussão para a elaboração do Plano de Lutas da categoria dos servidores técnicos-administrativos para os próximos meses, frente ao cenário das medidas desestruturantes e de perdas de direitos impostas pelo Governo. O evento reúne 60 delegados da UFG, do IFG e do IF Goiano e é aberto aos demais interessados.