O sindicato encaminhou oficio nesta terça-feira (8) à Câmara Municipal de Goiânia, solicitando a realização de audiência pública em defesa da IFES. A proposição da audiência é decorre do forte corte orçamentário proposto pelo governo federal para o orçamento das IFES em 2021.
O orçamento proposto pelo governo do nefasto de Jair Bolsonaro prevê uma redução de 16,5% para o ano de 2021 das Instituições Federais de Ensino, em um orçamento já congelado desde 2018 pela EC95. Caso o Congresso Nacional não reverta esse corte, nossas instituições em Goiás, UFG, IFG e IFGoiano, além das duas novas universidades recém criadas em Jataí e Catalão, não terão condições de funcionar plenamente no próximo ano.
Essa solicitação foi encaminhada ao Presidente da Frente Parlamentar em defesa das Instituições Federais de Ensino no Estado de Goiás e Diretor institucional da associação de egressos da UFG, Vereador Anselmo Pereira (MDB),que formalizou à mesa diretora nesta quarta-feira (9), o requerimento para aprovação da sessão para debater com o povo goianiense e seus representantes o Projeto Orçamentário da União, que resultará numa redução de 16,5% no orçamento atual das Universidades e Institutos Federais.
“Nós do SINT-IFESgo solicitamos à Câmara de Goiânia uma audiência pública em defesa da IFES por entender a urgência dessa situação e que mesmo neste contexto de pandemia e ignorando a contribuição das IFES no combate ao COVID-19, o governo federal não se furta a promover o sucateamento de nossas instituições, do ensino, pesquisa e extensão” declarou Fernando Mota, Coordenador Geral do SINT-IFESgo.
Esse é o momento de acompanhar e cobrar dos parlamentares goianos a sua posição em defesa de nossas instituições fique atento às redes do sindicato.
Juntos somos mais fortes!