SINT-IFESgo DECLARA APOIO ÀS OCUPAÇÕES DAS ESCOLAS

SINT-IFESgo DECLARA APOIO ÀS OCUPAÇÕES DAS ESCOLAS
SINT-IFESgo DECLARA APOIO ÀS OCUPAÇÕES DAS ESCOLAS

Foto: Zuhair Mohamad/O Popular

O SINT-IFESgo, em virtude das ocupações pormovidas pelos estudantes em nove escolas da rede estadual de ensino, publica nota de apoio à mobilização e à defesa de uma educação pública, gratuita, laica e de qualidade socialmente referenciada.

Segue abaixo o documento:

NOTA DE APOIO ÀS OCUPAÇÕES DAS ESCOLAS ESTADUAIS

O Sindicato dos Trabalhadores Técnico-administrativos em Educação das Instituições Federais de Ensino Superior (SINT-IFESgo) vem, por meio desta nota, manifestar o seu apoio às ocupações que os estudantes estão promovendo nas escolas estaduais na capital e no interior do estado.

A cessão das escolas estaduais, seja às ditas Organizações Sociais (OSs) seja à Polícia Militar, representam mais do que um atestado de incompetência do governo estadual. Representa o avanço da ideia do estado mínimo, no qual a educação, paulatinamente, vai deixando de ser um direito e vai se tornando um serviço. Em curto prazo, sofrem os trabalhadores da educação, desvalorizados, mal remunerados e submetidos a condições de trabalho precárias. A longo prazo, sofre toda a sociedade, com um modelo de educação tecnicista e alienado.

Atitudes como essa, infelizmente, não são novidade em nosso estado. De acordo com o jornal “A Tarde” (17/11/2015), o governador Marconi Perillo afirmou, em um evento realizado em Salvador (BA), que pretendia terceirizar a educação pública em Goiás, começando com 25% da rede estadual, o que corresponde a 300 escolas. Ainda segundo o jornal, o governador classificou a lei de estabilidade do funcionalismo público como “a coisa mais imbecil e mais burra que existe”. Essa declaração infeliz é o prenúncio de tempos funestos para a educação pública em nosso estado.

A luta pela educação pública, gratuita, laica e de qualidade socialmente referenciada é mais necessária do que nunca. Nesse contexto, o movimento dos estudantes secundaristas é fundamental para fazer um contraponto a essa política de terceirização e militarização das escolas. É preciso mostrar, tanto para o governo quanto para toda a sociedade, que educação de qualidade se faz com a valorização dos profissionais, com respeito aos estudantes e com a participação de toda a comunidade.

O SINT-IFESgo, que em toda a sua história se colocou ao lado da educação, presta solidariedade ao movimento dos estudantes secundaristas e se coloca a disposição para ajudar, no que for possível, a defesa da escola pública. Convidamos também toda a sociedade a apoiar e participar dessa importante resistência ao desmanche da educação em Goiás.

Outras manifestações

Além do SINT-IFESgo, outras isntiuições publicaram notas apoiando as manifestações estudantis. Confira nos links abaixo:

NOTA - REITORIA DA UFG

NOTA – REITORIA DA UFG

NOTA - FACULDADE DE EDUCAÇÃO DA UFG

NOTA – FACULDADE DE EDUCAÇÃO DA UFG

Sindicato dos Trabalhadores Técnico-Administrativos em Educação das
Instituições Federais de Ensino Superior do Estado de Goiás
© 2020 SINT-IFESgo. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por: RD Soluções
Wordpress Social Share Plugin powered by Ultimatelysocial

login

Enter your email and password and start exploding killer features
Boletim eletrônico

Cadastre-se e receba informações e notícias do SINT-IFESgo.