SINT-IFES REALIZA ASSEMBLEIA PARA INFORMAR SOBRE NEGOCIAÇÕES

A negociação com o Planejamento segue nesta tarde em Brasília
A negociação com o Planejamento segue nesta tarde em Brasília

Por Pollyana Reis

O Sint-Ifess GO realizou na manhã desta quinta-feira, 16, uma assembleia geral da categoria para informar e avaliar sobre o andamento da segunda rodada de negociações com o Ministério do Planejamento. A reunião de ontem com a diretoria da Fasubra e Sinasefe foi das 14 horas até as 18. O governo aceitou a proposta da Fasubra nas modificações de bonificação relacionadas à escolaridade (ensino fundamental, graduação, especialização, doutorado etc.) e também de os servidores poderem somar a carga horária dos cursos de capacitação, desde que o mínimo seja 20 horas.

A presidente do Sint-Ifes GO, Fátima Reis, esteve presente nessa reunião em Brasília, para ela o importante é o movimento continuar em unidade, pois ainda há possibilidade de avanços. Fátima aproveitou a assembleia para informar que a ANDIFES se posicionou contra o corte de ponto dos grevistas.

 Alguns pontos o Ministério do Planejamento ficou de responder na reunião que ocorrerá na noite de hoje, 16, por exemplo, a questão do aumento do Step – a proposta da Fasubra é de aumentar para 3,7% em 2014 e 3,8% em 2015 para assim conseguir uma equidade entre servidores ativos e aposentados; a possibilidade do aumento ser de mais de 15% como ocorreu com os docentes.

As propostas que envolviam a carga horária de 30 horas o governo afirmou que não discutirá, sobre a terceirização eles aceitaram em desenvolver um estudo junto com a comissão responsável por esse assunto para que houvesse um debate dentro das IFES, o prazo para que ela comece a funcionar é de 180 dias. O Ministério do Planejamento também não aceitou negociar a proposta de re-enquadramento dos aposentados, pois acarretaria muitos processos contra o governo, desgaste esse que eles preferem evitar. O governou aceitou estabelecer critérios para que as instituições federais de ensino possam realizar um dimensionamento do seu quadro de funcionários.

A Fasubra argumentou que essas três medidas: debate da terceirização, racionalização dos cargos e dimensionamento de pessoal vão modernizar o funcionamento das universidades. Na segunda-feira, 20, será realizada uma nova assembleia geral no Centro de Cultura e Eventos no Campus II às 8 horas da manhã para avaliar o acordo proposto e discutir se ele será assinado ou não.


Sindicato dos Trabalhadores Técnico-Administrativos em Educação das
Instituições Federais de Ensino Superior do Estado de Goiás
© 2020 SINT-IFESgo. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por: RD Soluções
Wordpress Social Share Plugin powered by Ultimatelysocial

login

Enter your email and password and start exploding killer features
Boletim eletrônico

Cadastre-se e receba informações e notícias do SINT-IFESgo.