SINT-IFESGO PARTICIPA DO 6º CONGRESSO NACIONAL DA CTB E FORTALECE SUA REPRESENTATIVIDADE NA DIREÇÃO NACIONAL DA CENTRAL SINDICAL

Entre os dias 4 e 9 de agosto de 2025, o Sint-IFESGO esteve presente no 6º Congresso Nacional da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB), realizado no SENAI CIMATEC, em Salvador (BA). O evento, que reuniu centenas de dirigentes sindicais, militantes, representantes de centrais sindicais, partidos políticos e movimentos sociais, foi marcado por intensos debates em defesa da soberania nacional, dos direitos dos trabalhadores e contra a extrema direita.

Uma presença que faz a diferença

O Sint-IFESGO, em parceria com a CTB Goiás, enviou uma comissão que participou ativamente das atividades do Congresso, reforçando a voz dos servidores técnico-administrativos em educação e trabalhadores do Estado de Goiás no cenário nacional. O destaque maior veio com a eleição de dois dirigentes do sindicato para compor a direção nacional da CTB, demonstrando a força e o reconhecimento da nossa base.

Fernando César Silva da Mota, vice-coordenador da pasta de Administração e Finanças do Sint-IFESGO e atual presidente da CTB Goiás, foi eleito Secretário de Serviço Público Federal da CTB Nacional — uma das novas secretarias criadas para ampliar o alcance da Central em diversos setores do serviço público.

Ser eleito para representar os trabalhadores do serviço público federal em âmbito nacional é uma grande responsabilidade. Nosso compromisso é lutar por condições dignas de trabalho, valorização salarial e respeito aos direitos conquistados, fortalecendo o serviço público como um pilar fundamental para o desenvolvimento do país.”, afirmou Fernando.

Simonne Pereira da Silva Ribeiro, coordenadora do Sint-IFESGO em Catalão e Região e coordenadora da Mulher Trabalhadora da CTB Goiás, foi eleita Diretora Plena da CTB Nacional. Simonne destacou a importância da participação das mulheres na construção do sindicalismo e nas decisões estratégicas da Central.

Essa eleição representa uma vitória não só minha, mas de todas as mulheres trabalhadoras que resistem diariamente para garantir seus direitos. Vamos seguir firmes na luta contra a desigualdade, o machismo e em defesa de uma sociedade mais justa e igualitária para todas e todos.”, destacou Simonne.

Além deles, Railton Nascimento, ex-presidente da CTB Goiás e atual coordenador geral da CONTEE, também foi eleito como Diretor Pleno da CTB Nacional, contribuindo com sua vasta experiência para fortalecer o movimento sindical no país.

Congresso reafirma compromisso com a soberania e a democracia

O 6º Congresso da CTB teve como um dos principais temas a luta contra a extrema direita e a defesa da soberania nacional diante da ofensiva imperialista dos Estados Unidos. A “Carta de Salvador”, aprovada pela plenária final, denuncia as tarifas impostas pelo governo Trump sobre as exportações brasileiras e a perseguição política contra ministros do Supremo Tribunal Federal.

Nós, trabalhadores e trabalhadoras, não podemos permitir que interesses estrangeiros determinem os rumos do Brasil. A soberania nacional é um direito inalienável do povo brasileiro, e a CTB estará sempre na linha de frente dessa luta.”, afirmou Rosa de Souza, presidenta da CTB Bahia e anfitriã do congresso.

Adilson Araújo, presidente nacional da CTB, foi reconduzido ao cargo e ressaltou a importância da unidade das forças democráticas e populares para enfrentar os desafios que o país vive. “O movimento sindical tem um papel decisivo na construção de um Brasil mais humano, menos desigual e livre da ameaça da extrema direita.”, declarou.

Novas secretarias e desafios à frente

O Congresso ampliou a estrutura da CTB com a criação de novas secretarias temáticas, que permitirão maior atuação em áreas estratégicas, como Gêneros e Diversidade, Segurança no Trabalho, Transporte e Logística, Água e Saneamento, entre outras.

Fernando César destaca que a Secretaria de Serviço Público Federal, que agora coordena, terá papel central na defesa dos direitos dos servidores federais, especialmente em um momento de fortes pressões por retrocessos nas condições de trabalho e a proposta de Reforma Administrativa.

Nosso trabalho será intenso para garantir que as políticas públicas valorizem quem faz o Brasil funcionar: os servidores públicos. Defenderemos a estabilidade, o diálogo e a valorização do serviço público em todas as suas esferas.”, reforçou.

Simonne Ribeiro lembra ainda que o sindicalismo precisa estar aberto às demandas das novas gerações e aos desafios da diversidade e da inclusão social.

Vamos batalhar para que a CTB seja cada vez mais plural e acolhedora, dando voz a todas as categorias, raças, gêneros e orientações sexuais, fortalecendo um movimento sindical que represente a verdadeira classe trabalhadora brasileira.”, completou.

O papel do Sint-IFESGO na luta por direitos

O Sint-IFESGO segue comprometido em ampliar a mobilização dos trabalhadores da educação federal em Goiás. A participação no 6º Congresso da CTB e a eleição de seus dirigentes para a direção nacional reforçam o protagonismo do sindicato na construção das lutas populares.

É um momento de muita esperança e responsabilidade para nosso sindicato. A CTB nacional nos dá essa oportunidade de fortalecer ainda mais as nossas reivindicações e estar lado a lado com as principais forças progressistas do país”, afirma a coordenadora do SINT-IFESGO em Catalão e Região, Simonne Ribeiro.

Juntas e juntos, construímos um sindicato forte, atuante e comprometido com a defesa dos direitos dos trabalhadores e trabalhadoras das instituições federais de ensino e de toda a classe trabalhadora do Brasil!

#sintifesgo #ctbfasubra #TAE #ctbgoias #ctbnacional #6ºCongressoDaCTB #democracia #soberania #classetrabalhadorabrasileira

Sindicato dos Trabalhadores Técnico-Administrativos em Educação das
Instituições Federais de Ensino Superior do Estado de Goiás

© 2025 SINT-IFESgo. Todos os direitos reservados

Wordpress Social Share Plugin powered by Ultimatelysocial

login

Enter your email and password and start exploding killer features
Boletim eletrônico

Cadastre-se e receba informações e notícias do SINT-IFESgo.