Sint-IFESGO CONTRA TODA AS FORMAS DE ASSÉDIO E DISCRIMINAÇÃO

 

O SINT-IFESgo lançou campanha contra todas as formas a assédio e discriminação com informações e orientações importantes para a identificação e prevenção do Assédio Moral, sexual, de gênero e racial no Trabalho por parte dos trabalhadores, sejam eles servidores públicos (as), empregados (as) e/ou estagiários(as).

Este tipo de assédio ocorre quando há a exposição de pessoas a situações humilhantes e constrangedoras no ambiente de trabalho, de forma repetitiva e prolongada, no exercício de suas atividades. É uma conduta que traz danos à dignidade e à integridade do indivíduo, colocando a saúde em risco e prejudicando o ambiente de trabalho.

O Assédio moral pode ser identificado em diversas atitudes quando, por exemplo, o trabalhador é agredido verbalmente, tem problemas de saúde ignorados, é acusado injustamente, sofre constrangimentos, ou mesmo, quando recebe tarefas inferiores à sua atribuição.

 

Discriminação de gênero, ou, “sexismo” representa o conjunto de preconceitos e discriminações que se baseiam no sexo ou na orientação sexual. Geralmente, a pessoa discriminada é colocada em posição inferior, somente por causa da sua identidade sexual. A discriminação contra mulheres é definida como “machismo” ou “misoginia”.

 

Importunação sexual é reconhecida pela prática contra alguém e sem a sua anuência, ato libidinoso com o objetivo de satisfazer a própria lascívia ou de terceiro.

 

O racismo é o preconceito, discriminação ou antagonismo por parte de um indivíduo, comunidade ou instituição contra uma pessoa ou pessoas pelo fato de pertencer a um determinado grupo racial ou étnico, tipicamente marginalizado ou uma minoria.

 

A Homofobia é uma série de atitudes e sentimentos negativos, discriminatórios ou preconceituosos em relação a pessoas que sentem atração pelo mesmo sexo ou gênero, ou percebidas como tal.

 

Stalking pode ser definido como a perseguição de uma pessoa por outra, seja fisicamente ou através da internet. Esse comportamento é crime no Brasil e em diversos outros países.

 

As denúncias podem ser levadas ao sindicato da sua categoria, ouvidoria ou órgão de gestão de pessoas da instituição ou feitas através dos números que se encontram no card de divulgação.

O SINT-IFESgo está com você nessa luta, não se cale, denuncie!

#FASUBRA #CTB #Sintifesgo #assediomoral #denuncie

 

 

 

 

Sindicato dos Trabalhadores Técnico-Administrativos em Educação das
Instituições Federais de Ensino Superior do Estado de Goiás
© 2020 SINT-IFESgo. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por: RD Soluções
Wordpress Social Share Plugin powered by Ultimatelysocial

login

Enter your email and password and start exploding killer features
Boletim eletrônico

Cadastre-se e receba informações e notícias do SINT-IFESgo.