O SINT-IFESgo, representado pelo seu Coordenador Geral Fernando Mota e a Vice Coordenadora Geral Enf. Dayse Mary, se reuniu na manhã de desta sexta-feira (19) com a profa. Claci Fatima Rosso, Coordenadora do projeto da “Tenda triagem COVID-19-UFG” de testes para suspeitos de COVID-19, professoras Regiane e Sheila, com representantes da Superintendência do HC/UFG/EBSERH, a Enf. Claudia e a Enf. Divina, onde discutiu se sobre a testagem dos profissionais que estão atuando no atendimento direto aos pacientes com COVID-19.
Devido a dificuldades de obtenção de testes em quantidade suficientes para todos os profissionais do HC e da Universidade Federal de Goiás, a equipe do projeto, priorizou neste momento o atendimento aos suspeitos que apresentem sintomas (sintomáticos) de síndromes gripais causadas por vírus, como febre, dores de cabeça e musculares, mal estar entre outros. Segundo informações publicadas nos meios científicos, a transmissibilidade do vírus COVID-19 tem seu grau máximo durante esta fase da doença.
Para os trabalhadores do HC/UFG/EBSERH, está sendo elaborado um procedimento diferenciado, onde todos que estão nas áreas de atendimento e contato direto com pacientes com COVID-19 serão testados e acompanhados pelos próximos três meses, independente de apresentarem ou não os sintomas (assintomáticos).
O início deste acompanhamento está aguardando a confirmação de entrega de novos kits de testes, que devem chegar nos próximos dias. Além disso, procedimentos de acompanhamento e controle estão sendo elaborados pela coordenação do projeto e pela superintendência do HC/UFG/EBSERH.
O SINT-IFESgo se incorporou a comissão da UFG constituída para apoiar essa iniciativa e irá colaborar junto com as demais entidades na realização e acompanhamento dos testes na universidade.
Para os demais trabalhadores de outros setores da UFG, UFJ, UFCat, IFG e IFGoiano, sejam eles estatutários, ou terceirizados, o sindicato está levantando informações sobre trabalhos com o objetivo de ajuizar ações para cobrar que sejam realizados testes periodicamente em todos.
Mais uma ação do SINT-IFESgo na defesa das trabalhadoras e trabalhadores das IFEs no Estado de Goiás.
FILIE SE AO SINT-IFESGO, JUNTOS SOMOS MAIS FORTES!