Em mais uma reunião para tratar dos tantos problemas de insalubridades na UFG, o SINT-IFESgo pôde demonstrar suas insatisfações e divergências com as políticas desenvolvidas pela administração superior e pelo SIASS.
A reunião convocada pela PRODIRH contou com as presenças do Reitor, Vice-Reitor, representação do SIASS, diretor do CEGEF, representantes da Comissão criada pelo Consuni, Adufg Sindicato e SINT-IFESgo.
Ao iniciar a reunião o Reitor, Prof. Edward Madureira, fez uma breve exposição apresentando dificuldades e problemas no trato para o pagamento das taxas de insalubridade em razão da Orientação Normativa imposta pelo Ministério do Planejamento.
Ainda fala da expectativa que a Comissão criada pelo Consuni para realizar estudos quanto à aplicação das normas em vigor, possa oferecer subsídios técnicos à administração. Na oportunidade se compromete a fazer o enfrentamento à orientação do MPOG se tiver sustentação técnica e jurídica.
A Presidente da Adufg Sindicato, Professora Rosana, apresenta histórico de luta da entidade para que se aplique medidas justas na concessão das taxas de insalubridade e periculosidade para os docentes e anuncia que estão construindo paralisações da categoria para o mês de outubro por estarem cansados de esperar por medidas e insatisfeitos com o cumprimento rigoroso da orientação do Planejamento.
Fátima dos Reis, Coordenadora Geral do SINT-IFES elogia a criação da Comissão pelo Consuni e fala da expectativa com o trabalho que esta comissão poderá apresentar mediante a capacidade técnica e profissional dos seus membros. Na sequência apresenta as insatisfações, as divergências com a orientação e o trabalho que vem sendo realizado pela comissão de insalubridade do SIASS, cobrando medidas justas e a necessidade da UFG e Andifes questionarem as medidas do Ministério do Planejamento.
João Pires, do SINT-IFES reivindica a participação de representantes das Entidades nesta Comissão do Consuni, haja vista as reivindicações de anos e a experiência jurídica acumulada por estas entidades e também reivindica uma reunião da Comissão com as assessorias jurídicas das Entidades para problematizarem sobre a orientação do MPOG. De pronto a Adufg Sindicato concorda e afirma que já haviam feito o pleito para participar da Comissão.
Após muitas intervenções argumentando sobre as dificuldades e as necessidades sobre o trabalho a ser feito fica acordado os seguintes encaminhamentos:
1º. Que a Comissão trabalhará com um calendário de curto prazo para conclusão dos objetivos;
2º. Que as Entidades participem das reuniões da Comissão com direito a voz até que se formalize a participação pelo Consuni.
3º. Fica definido para o dia 02/10, quarta-feira, às 14h30, na Reitoria, a próxima reunião da Comissão com a pauta: Eleição da presidência da Comissão e a analise jurídica da Orientação Normativa com apoio das assessorias dos sindicatos.